A Câmara Municipal do Porto é o órgão executivo do município do Porto, tendo por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do concelho. A Câmara Municipal do Porto é a segunda maior do país, sendo composta por vários vereadores, representando diferentes forças políticas.
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal. A sua área metropolitana é constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano que conta com cerca de 2 479 000 habitantes. O concelho é constituído por sete freguesias. Na verdade, três delas são “Uniões” de freguesias, resultantes da reforma administrativa concretizada em 2013, com as eleições autárquicas desse ano.
As empresas públicas de âmbito municipal visam satisfazer necessidades coletivas da população do Município do Porto. Regem-se pelo regime jurídico da atividade empresarial local, consagrado na Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto e, no que ali não for especialmente regulado, pela lei comercial e, subsidiariamente, pelo regime do setor empresarial do Estado.
No Porto, existem seis empresas municipais: a Ágora – Cultura e Desporto do Porto, Águas e Energia do Porto, Domus Social, GO Porto, Porto Ambiente e Porto Vivo, SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana).
A 29 de setembro de 2014, a Câmara do Porto apresentou a primeira marca gráfica de cidade. Foi designada “Porto.” e desdobra-se na identidade corporativa da autarquia e das suas empresas municipais.
Atualmente, a marca é vista internacionalmente como um case study de sucesso em marcas de cidade, sendo apresentada em todo o mundo.
Speed Recruitment 2025
No próximo dia 05 de novembro, o Município do Porto, através do TERA, promove a 18.ª edição do Speed Recruitment, uma iniciativa de recrutamento e networking que tem como objetivo aproximar empresas e candidatos/as à procura de (novas) oportunidades profissionais. O evento decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre as 09h00 e as 18h00.
Modalidades de participação
Circuito Fechado
- Dez empresas terão a oportunidade de entrevistar 60 candidatos previamente selecionados e capacitados pela equipa da Câmara Municipal do Porto. As entrevistas terão a duração de 5 minutos e decorrerão em 6 rondas.
- As empresas participantes comprometem-se a entrevistar todos os candidatos, independentemente da sua área de formação.
- As empresas já confirmadas para este circuito são: Egor, Gi Group, Grupo Nortempo, Ikea, Job Impulse, Leader, Oniverse, Salvador Caetano, Sodexo e Synergie.
Circuito Aberto
- Num formato de feira de emprego, os candidatos poderão visitar os stands das empresas participantes e conhecer as oportunidades disponíveis.
A participação está limitada a 80 empresas, sendo ainda possível inscrever novas empresas interessadas.
As inscrições para candidatos e empresas já se encontram abertas.