Programa de formação gratuito em Literacia Financeira da Nova SBE com inscrições abertas

Nova BSE We Can do Better

A 4.ª edição do programa de formação gratuito em literacia financeira da Nova SBE, Finanças para Todos, tem as inscrições abertas e até ao próximo dia 31 de maio, podem candidatar-se aqui todos os que pretendem reforçar os seus conhecimentos e aumentar o seu nível de literacia financeira.

Criado pelo Nova SBE Finance Knowledge Center (em parceria de conteúdos com a CFA Society Portugal e com o apoio da Fidelidade) o programa tem como missão capacitar as famílias para uma gestão sustentável do seu orçamento mensal, promovendo assim um aumento do nível de literacia financeira em Portugal.

Com um total de 6.150 participantes desde a sua criação, o programa tem registado uma forte adesão – com destaque para a participação expressiva de mulheres com formação superior – demonstrando a relevância da iniciativa, que assume particular importância num contexto em que Portugal continua a apresentar um dos piores índices de literacia financeira da Europa.

O programa Finanças para Todos é composto por cinco sessões, realizadas uma vez por semana, em horário pós-laboral, no campus de Carcavelos, no Porto ou online. Planeamento Financeiro e Orçamento Familiar, Crédito aos Consumidores e à Habitação, Investimento & Reforma, Banca, Seguros & Literacia Financeira Digital e Sobre-endividamento são os temas abordados na formação e que permitem aos participantes aprender a gerir melhor os seus rendimentos, adotar hábitos de poupança e planear investimentos futuros e de reforma.

Para além do programa integral de 5 semanas, o Finanças para Todos desenvolve, junto de empresas e grupos selecionados de pessoas (como por exemplo, séniores e escolas) outras atividades paralelas que, numa versão mais reduzida de apenas um módulo, aborda os temas mais relevantes para cada grupo.  Dentro deste âmbito foram realizadas já inúmeras sessões sendo de destacar, pela forte adesão à iniciativa, as dirigidas a séniores sob o tema Planeamento Financeiro e Literacia Financeira Digital.  A próxima sessão, a realizar no campus de Carcavelos da Nova SBE está já agendada para o dia 1 de abril.

Miguel Ferreira, coordenador científico do Finanças para Todos e professor da Nova SBE, sublinha a importância desta iniciativa: ‘O programa Finanças para Todos nasce da convicção de que as Universidades têm um papel fundamental na prestação de serviços à sociedade civil, em especial no que diz respeito a lacunas de conhecimento e informação em áreas relevantes para o bem-estar das famílias, como é o caso da educação financeira.

Com esta nova edição, a Nova SBE reforça o seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento económico e social do país, promovendo uma maior inclusão e segurança financeira das famílias portuguesas.

Sobre o Nova SBE Finance Knowledge Center:

O Nova SBE Finance é o primeiro centro de conhecimento criado na Nova SBE e tem como objetivo desenvolver e divulgar programas de investigação e pós-graduação de última geração em Finanças. Através de uma estreita colaboração com professores, alunos, ex-alunos e parceiros corporativos, o Centro desenvolve investigação aplicada, organiza eventos e ajuda a preparar os alunos para enfrentarem os desafios futuros do setor financeiro. Em muitos dos programas e eventos académicos que desenvolve, a participação dos alunos é altamente incentivada, permitindo um envolvimento mais forte com a comunidade e proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender com oradores convidados de renome. O mestrado em Finanças da Nova SBE, que conta com cadeiras lecionadas pelos docentes que constituem o Nova SBE Finance Knowledge Center, ocupa o 11.º lugar a nível mundial no prestigiado ranking do Financial Times.

Sobre a Nova SBE

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Empregos e estágios perto de si

Nota: O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.