A Casa Pia de Lisboa, desde a sua fundação no reinado de D. Maria I, tem como missão assegurar a educação, formação e acolhimento de crianças e jovens, em particular aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
É um Instituto Público, tutelado pelo Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social e que se multiplica numa oferta variada para todos os públicos e faixas etárias.
A Casa Pia de Lisboa tem procurado responder às necessidades das crianças e jovens ao longo da sua história, adequando a sua missão. Atualmente, esta instituição aposta na prevenção, respondendo diariamente a 3000 crianças e jovens que frequentam as respostas educativas e formativas, e através da reparação, acolhendo cerca de 200 crianças e jovens.
A Casa Pia de Lisboa promove fortemente o desenvolvimento integral das crianças e jovens, porque reconhece que o seu potencial é valorizado não só na dimensão letiva da escola, mas também no conjunto de atividades, projetos e experiências promotoras das suas competências pessoais e sociais, contando com um Programa certificado de Competências Sociais Integradas. Incentiva o desenvolvimento das dimensões artísticas, desportivas, formativas, tecnológicas e ambientais, valorizando, ainda, a participação em ações de Voluntariado e Cidadania, dispondo igualmente de equipas técnicas para acompanhamento dos/as seus/as alunos/as e famílias.
A Casa Pia de Lisboa, enquanto instituição integrante do sistema de acolhimento residencial, desenvolve a sua intervenção ajustada às necessidades de cada criança/jovem numa perspetiva terapêutica, reparadora, promotora de diferentes competências pessoais, sociais, emocionais e de autonomia, através de procedimentos tecnicamente suportados, promotores de um ambiente seguro e facilitador do seu crescimento harmonioso.
Oferta – OE202505/0229 | Assistente Técnico (13 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
Desempenho de tarefas por referência à categoria de assistente técnico, de grau 2 de complexidade funcional, as quais se traduzem na área de atuação de apoio à educação e formação, no âmbito do ensino básico, nos Centros de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia e Jacob Rodrigues Pereira, de Tipologia 2, desta CPL, I.P., sitos em Lisboa, conforme descrito no Perfil de Competências Profissionais do aviso integral, publicado no site institucional:
- Contribuir, através da sua intervenção, para a prossecução da missão e objetivos da CPL IP, na área do Apoio à Educação e Formação, promovendo o desenvolvimento integral dos educandos;
- Exercer funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, em concordância com o determinado no anexo intitulado “Caracterização das carreiras gerais”, a que alude o n.º 2, do art. 88.º da LTFP;
- Sem prejuízo de serem atribuídas ao trabalhador tarefas, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas para as quais o mesmo detenha qualificação adequada e não impliquem a sua desvalorização profissional, nos termos do n.º 1, do art. 81.º da LTFP.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Postos de trabalho
- Recrutamento de 13, sendo 7 postos para os anos escolares 2024/2025, 2025/2026 e 2026/2027 e mais 6 postos de trabalho para os anos escolares 2025/2026 e 2026/2027, com constituição de reserva de recrutamento interna, para os Centros de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia e Jacob Rodrigues Pereira, podendo concorrer trabalhadores com e sem vínculo de emprego público;
- Local de trabalho: Centros de Educação e Desenvolvimento D.ª Maria Pia, e Jacob Rodrigues Pereira, área de atuação apoio à educação e formação.
Observações: Podem concorrer ao presente procedimento concursal trabalhadores com e sem vínculo de emprego público.