O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), dotado de autonomia administrativa e património próprio, é um instituto público integrado na administração indireta do Estado e sob tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O Centro Científico e Cultural de Macau tem por missão produzir, promover e divulgar conhecimento sobre Macau enquanto plataforma entre Portugal e a República Popular da China, assim como entre a Europa e a Ásia.
O CCCM é, também, um espaço dedicado ao estudo e ensino da língua, cultura e história chinesas, e um centro de investigação científica e de formação contínua e avançada sobre as relações entre Portugal e a China, assim como entre a Europa e a Ásia.
O Circuito Asiático reúne os museus de Lisboa que apresentam as mais significativas coleções de arte asiática, proporcionando aos visitantes uma visão complementar e abrangente de objetos das mais variadas proveniências, períodos e tipologias, numa viagem pelo tempo e diferentes latitudes.
Oferta – OE202501/0285 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum de recrutamento de trabalhador com ou sem vínculo de emprego público para preenchimento de um posto de trabalho do mapa de pessoal do Centro Científico e Cultural de Macau, I. P., para o exercício de funções na Divisão de Documentação, Investigação e Cooperação Científica, na carreira e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Caracterização do Posto de Trabalho
As funções a exercer, de grau de complexidade funcional 3, são enquadráveis no conteúdo funcional da carreira geral de técnico superior, nos termos do mapa anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP.
O titular deste posto de trabalho irá exercer funções nas áreas de competências inerentes à Divisão de Documentação, Investigação e Cooperação Científica (DDICC), compreendendo, designadamente e para além da execução das tarefas e atividades inerentes à DDICC, as seguintes funções específicas:
- Estabelecer e aplicar critérios de organização e funcionamento dos serviços;
- Efetuar tratamento documental do acervo da biblioteca, nomeadamente, selecionar, classificar e indexar documentos sob a forma textual, sonora, visual ou outra, para o que necessita de desenvolver e adaptar sistemas de tratamento automático ou manual, de acordo com as necessidades específicas dos utilizadores;
- Definir procedimentos de recuperação e exploração de informação;
- Apoiar e orientar o utilizador dos serviços e promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes de informação.
Habilitação Literária
- Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, História, Estudos Asiáticos.
Outros Requisitos
- Especialização em Ciências da Informação e Documentação, História, Estudos Asiáticos;
- Domínio escrito e falado da língua chinesa/mandarim ao nível 3 do exame de proficiência HSK e nível médio do exame HSKK na mesma língua;
- Domínio escrito e falado da língua inglesa, bem como bons conhecimentos das línguas japonesa e francesa;
- Experiência comprovada no conteúdo funcional para o qual é aberto o procedimento.
Âmbito de recrutamento: Poderão candidatar-se ao presente procedimento concursal quaisquer trabalhadores, com e sem vínculo de emprego público previamente constituído.