A ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, tem por finalidade a regulação, em todo o território nacional, dos setores da eletricidade, do gás natural e do gás de petróleo liquefeito (GPL) em todas as suas categorias, dos combustíveis derivados do petróleo e dos biocombustíveis, e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica.
É uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, de autonomia de gestão, de independência orgânica, funcional e técnica e de património próprio. Tem a natureza de entidade administrativa independente.
A ERSE rege-se pelo disposto no regime de enquadramento das entidades reguladoras, na legislação setorial, nos seus Estatutos, nos seus regulamentos internos e, supletivamente, no que respeita à sua gestão financeira e patrimonial, pelo regime jurídico aplicável às entidades públicas empresariais.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos goza de independência orgânica, funcional e técnica, não estando sujeita a superintendência ou a tutela governamental.
Oferta – Recém-licenciado/a ou Mestre | Gabinete Relações Internacionais – Lisboa
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos está a recrutar um(a) candidato(a) Recém-licenciado/a ou mestre na área de Relações Internacionais, Ciência Política ou equivalente para a realização de um estágio profissional remunerado com a duração de 12 meses, no Gabinete Relações Internacionais (GRI).
Este estágio pretende proporcionar aos estagiários uma experiência formativa e profissional em contexto real de trabalho que, sob adequado acompanhamento e orientação, lhe permita:
- Aprofundar conhecimento do setor energético e regulatório;
- Desenvolver competências e conhecimentos nas áreas da cooperação, lusofonia e assuntos europeus;
- Comunicar com diferentes culturas e em várias línguas;
- Integrar a equipa de trabalho da ERSE, contactando com as diferentes unidades orgânicas;
- Gerir projetos de forma autónoma.
Além da formação específica a proporcionar ao estagiário, pretende-se que este apoie, obtendo formação, as seguintes atividades desenvolvidas pelo GRI:
- Apoio na elaboração e implementação de ações e atividades no contexto da cooperação internacional regulatória;
- Apoio na organização de ações de formação, reuniões e outros eventos internos, externos e internacionais;
- Coordenação de respostas a questionários e de questões solicitadas por entidades externas;
- Criação e edição de conteúdos comunicacionais para redes sociais e portais institucionais;
- Desenvolvimento de conteúdos para apresentações, formações, eventos e outras divulgações para portais e redes sociais;
- Elaboração de textos, designadamente resumos legislativos, informação sobre eventos e atividades internacionais;
- Tarefas de natureza horizontal com vista a assegurar a participação e mais-valia técnica e estratégica da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos nas suas atividades internacionais; entre outros.
Requisitos
- Fluência em língua inglesa (o conhecimento de outras línguas será valorizado);
- Excelente capacidade de comunicação verbal e escrita;
- Capacidade de análise e resolução de questões e espírito crítico;
- Experiência em organização de eventos e/ou contexto internacional;
- Sólidos conhecimentos informáticos, da ótica do utilizador sendo valorizados conhecimentos de redes sociais, elaboração de apresentações em diferentes plataformas e design.