ERSE
Imagem/Foto

ERSE está a recrutar para a Direção de Tarifas, Preços e Eficiência Energética

A ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, tem por finalidade a regulação, em todo o território nacional, dos setores da eletricidade, do gás natural e do gás de petróleo liquefeito (GPL) em todas as suas categorias, dos combustíveis derivados do petróleo e dos biocombustíveis, e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica.

É uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, de autonomia de gestão, de independência orgânica, funcional e técnica e de património próprio. Tem a natureza de entidade administrativa independente.

A ERSE rege-se pelo disposto no regime de enquadramento das entidades reguladoras, na legislação setorial, nos seus Estatutos, nos seus regulamentos internos e, supletivamente, no que respeita à sua gestão financeira e patrimonial, pelo regime jurídico aplicável às entidades públicas empresariais.

A ERSE goza de independência orgânica, funcional e técnica, não estando sujeita a superintendência ou a tutela governamental.

Oferta – Ref.ª 02 – 2024 – Lisboa

Funções

  • Conceber metodologias e modelos de cálculo das tarifas das atividades reguladas, dos preços das ligações e dos serviços prestados pelas redes e infraestruturas, dos custos marginais e incrementais e proceder à definição das estruturas e opções tarifárias, das variáveis de faturação e suas regras de leituras e medição, dos fluxos de pagamento e dos incentivos regulatórios à promoção da eficiência energética;
  • Analisar mecanismos de regulação e modelos de previsão de evolução tarifária e de preços, incluindo a comparação nacional e internacional de estruturas tarifárias e preços e a atualização de simuladores de apoio ao consumidor de energia;
  • Monitorizar os preços por aplicação do princípio da aditividade tarifária e a adequabilidade no tempo das tarifas reguladas;
  • Elaborar e acompanhar a aplicação dos Regulamentos Tarifários, dos Regulamentos de Relações Comerciais, dos Regulamentos do Acesso às Redes, às Infraestruturas e às Interligações e do Regulamento da Mobilidade Elétrica, respetiva subregulamentação e normas complementares;
  • Analisar os impactes de propostas de alterações regulamentares ou legislativas nacionais e comunitárias e propor alterações e elaborar os documentos justificativos pertinentes.

Requisitos

  • Licenciatura com Mestrado Integrado ou Mestrado em Economia ou em Matemática aplicada à Economia e Gestão ou equivalente.

Fatores preferenciais

  • Experiência profissional de, pelo menos, dois anos;
  • Experiência profissional no setor da energia e/ou na área da regulação;
  • Bons conhecimentos de inglês (B1 ou B2 – C1 ou C2);
  • Proficiência na utilização de programas informáticos de produtividade, mormente, MS Office;
  • Proficiência na utilização de programas informáticos de análise de dados e/ou de programação, designadamente, Power BI Desktop, Phython, MATLAB.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Fundo Azul

Fundo Azul está a recrutar no âmbito do PRR

O Fundo Azul constitui um mecanismo de incentivo financeiro destinado a potenciar desenvolvimento da economia …