A ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, tem por finalidade a regulação, em todo o território nacional, dos setores da eletricidade, do gás natural e do gás de petróleo liquefeito (GPL) em todas as suas categorias, dos combustíveis derivados do petróleo e dos biocombustíveis, e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica.
É uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, de autonomia de gestão, de independência orgânica, funcional e técnica e de património próprio. Tem a natureza de entidade administrativa independente.
A ERSE rege-se pelo disposto no regime de enquadramento das entidades reguladoras, na legislação setorial, nos seus Estatutos, nos seus regulamentos internos e, supletivamente, no que respeita à sua gestão financeira e patrimonial, pelo regime jurídico aplicável às entidades públicas empresariais.
A ERSE goza de independência orgânica, funcional e técnica, não estando sujeita a superintendência ou a tutela governamental.
Oferta – Ref 001-2025 | Técnico Superior – Lisboa
Funções
Desenvolvimento da função do colaborador a recrutar incidirá no domínio técnico da regulação dos sectores elétrico e do gás natural e será estruturada em torno dos seguintes eixos:
- Regulação do setor elétrico em termos de adequação do sistema elétrico num contexto de transição energética;
- Análise e supervisão regulatória de investimentos em infraestruturas energéticas, do acesso e da gestão das redes e infraestruturas elétricas e de gás natural e análise prospetiva do setor;
- Acompanhamento e verificação da aplicação e do cumprimento de normas e regulamentos da ERSE;
- Realização de contactos com empresas dos setores elétrico e do gás natural e com entidades internacionais;
- Elaboração de estudos e relatórios.
Requisitos
- Mestrado em Engenharia com base curricular e dissertação, concluído há menos de um ano;
- Experiência profissional em matérias de regulação e avaliação de soluções flexíveis para a adequação do sistema energético (oferta e procura) num contexto de penetração massiva de fontes de energia renováveis;
- Experiência em análise, modelação e tratamento de dados de sistemas elétricos.
Fatores preferenciais
- Mestrado com dissertação na área de sistemas de energia;
- Conhecimento de utilização de ferramentas de previsão de custos de energia;
- Conhecimentos sobre planos nacionais e europeus de ambiente e energia, designadamente PNEC 2030 e RMSA-E;
- Conhecimentos de infraestruturas energéticas, em aspetos da regulação na área de energia elétrica e análise económica de planos e projetos de investimento;
- Domínio da linguagem de programação Python;
- Bons conhecimentos da língua inglesa(B2);
- Boa capacidade de comunicação;
- Espírito de iniciativa, orientação para resultados, capacidade de planeamento e de organização, apetência para o trabalho em equipa.