A ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, tem por finalidade a regulação, em todo o território nacional, dos setores da eletricidade, do gás natural e do gás de petróleo liquefeito (GPL) em todas as suas categorias, dos combustíveis derivados do petróleo e dos biocombustíveis, e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica.
É uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, de autonomia de gestão, de independência orgânica, funcional e técnica e de património próprio. Tem a natureza de entidade administrativa independente.
A ERSE rege-se pelo disposto no regime de enquadramento das entidades reguladoras, na legislação setorial, nos seus Estatutos, nos seus regulamentos internos e, supletivamente, no que respeita à sua gestão financeira e patrimonial, pelo regime jurídico aplicável às entidades públicas empresariais.
A ERSE goza de independência orgânica, funcional e técnica, não estando sujeita a superintendência ou a tutela governamental.
Oferta – Mestrado em Engenharia – Lisboa
A ERSE pretende recrutar, para a Estrutura de Projeto Inteligência Artificial e Sustentabilidade, através de contrato de trabalho a termo resolutivo incerto.
Funções
O desenvolvimento da função do colaborador a recrutar incidirá na missão da Estrutura de Projeto de Inteligência
Artificial e Sustentabilidade, nomeadamente:
- Colaborar na conceção de métricas e metodologias de avaliação da sustentabilidade (nas vertentes económica,
social, ambiental e de governance) associada ao sistema energético; - Conceber e internalizar conceitos de inteligência artificial na atividade da regulação energética;
- Participar em grupos de trabalho nacionais, europeus e internacionais no âmbito destas temáticas.
Requisitos
- Mestrado em Engenharia;
- Experiência profissional não superior a 5 anos;
- Experiência em programação e na utilização de ferramentas de inteligência artificial.
Fatores preferenciais
- Conhecimentos em sistemas de otimização e modelação de sistemas (ex: Osemosys energy
model); - Bons conhecimentos da língua inglesa (igual ou superior a B1);
- Boa capacidade de comunicação e autonomia;
- Espírito de iniciativa, orientação para resultados, capacidade de planeamento e de organização, aptidão para trabalho em equipa.