A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) é a entidade coordenadora da pratica desportiva do Atletismo em Portugal. É a entidade máxima da modalidade, a nível nacional, federando 22 Associações Regionais, promovendo e dirigindo a prática do atletismo, masculino e feminino, em articulação com os organismos do Estado responsáveis pela tutela do desporto nacional.
A Federação Portuguesa de Atletismo é uma entidade unidesportiva, pessoa colectiva de direito privado, de utilidade pública desportiva, prosseguindo fins não lucrativos. Rege-se pelos seus Estatutos, pelos Regulamentos complementares e pela legislação nacional e internacional aplicável.
A Federação Portuguesa de Atletismo é membro da Associação Europeia de Atletismo, e segue as regras da World Athletics WA, de que é membro, é a entidade que realiza o controle de antidopagem em competições do calendário oficial, bem como fora das competições, dos quais tem que apresentar relatórios anuais à WA.
Oferta – Gestor Desportivo | Área de Competições – Lisboa
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) encontra-se a recrutar um/a Gestor/a Desportivo/a, no âmbito da Medida II.1 do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo celebrado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal.
Esta contratação visa reforçar a estrutura organizacional da FPA, assegurando apoio técnico e operacional à equipa federativa, com particular enfoque na área de Competições.
Funções
- Apoio à gestão e organização do quadro competitivo nacional;
- Articulação com departamentos técnicos, administrativos e organizativos;
- Planeamento, acompanhamento e monitorização de competições nacionais;
- Apoio à implementação de processos internos e melhoria organizacional;
- Colaboração na execução da estratégia desportiva da Federação.
Requisitos
- Licenciatura ou Mestrado em Ciências do Desporto, Gestão do Desporto ou áreas afins, concluído em 2022 ou posteriormente;
- Interesse e disponibilidade para integração em contexto federativo;
- Capacidade de organização, planeamento e trabalho em equipa.
Fatores de valorização
- Experiência prévia em contexto desportivo (estágios, projetos ou atividades extracurriculares);
- Prática desportiva federada;
- Experiência em dirigismo desportivo;
- Condição de ex-atleta, preferencialmente de alto rendimento.
Observações: O vínculo contratual será estabelecido através de contrato de trabalho a termo incerto, em regime de tempo completo e exclusividade, nos termos da legislação aplicável e do Regulamento do COP.
Candidaturas
As candidaturas devem ser formalizadas mediante envio de CV e comprovativo de habilitações académicas, para rh@fpatletismo.pt, até 15 de janeiro de 2026.
Mais informações [AQUI]
Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal