A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.
De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação.
A Fundação conta com um museu, que alberga a coleção particular de Calouste Gulbenkian, e um Centro de Arte Moderna (CAM) que reúne a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa; uma orquestra e um coro; uma biblioteca de arte e arquivo; um instituto de investigação científica; e um jardim, que é um espaço central da cidade de Lisboa, onde decorrem também as atividades educativas.
Em articulação com as atividades culturais, a Fundação Calouste Gulbenkian cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.
Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.
Oferta – Mediador Cultural e Educador Artístico | Museu Gulbenkian e Centro de Arte Moderna – Lisboa
Será responsável por garantir a divulgação e mediação das coleções e exposições junto de público com necessidades específicas, promovendo continuamente a educação artística junto da comunidade e articulando a programação com as linhas programáticas do Museu Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna.
Principais responsabilidades
- Elaborar a programação educativa oferecida pelo Museu Gulbenkian e pelo CAM para público com necessidades específicas e garantir o seu cumprimento;
- Acompanhamento, gestão e a supervisão de mediadores externos e/ou formadores do Museu Gulbenkian e CAM, fazendo a articulação entre estes e a Fundação;
- Representar a Fundação Calouste Gulbenkian sempre que se realizem cursos, formações e projetos ligados à museologia e educação e à sua área específica de programação educativa;
- Gerir as relações com os parceiros internos e externos de cada projeto ou área de programação educativa, realizando a articulação entre estes;
- Realizar as reuniões técnicas com os responsáveis de grupos específicos e/ou comunidades antes das marcações ou para realização de projetos específicos.
Competências
- Licenciatura Belas Artes, História, Educação ou similares;
- Mestrado preferencial;
- Formação específica em educação especial ou área equivalente preferencial;
- Competências requeridas: Domínio do inglês e francês, espanhol como condição preferencial;
- Capacidade de comunicação interpessoal e pedagógica, planeamento e organização, trabalho em equipa;
- Experiência mínima de 2 anos em funções similares.