A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.
De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação.
A Fundação conta com um museu, que alberga a coleção particular de Calouste Gulbenkian, e um Centro de Arte Moderna (CAM) que reúne a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa; uma orquestra e um coro; uma biblioteca de arte e arquivo; um instituto de investigação científica; e um jardim, que é um espaço central da cidade de Lisboa, onde decorrem também as atividades educativas.
Em articulação com as atividades culturais, a Fundação Calouste Gulbenkian cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.
Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.
Oferta – Operacional / Jardineiro – Lisboa
A Gulbenkian procura reforçar a equipa de manutenção do Jardim Gulbenkian, com um/a Operacional/Jardineiro/a que irá colaborar na conservação e manutenção do Jardim, garantindo que o mesmo se encontra nas condições adequadas à receção do público.
Principais responsabilidades
- Apoiar no plano de manutenção, conservação e limpeza do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian;
- Execução das podas sanitárias, de acordo com as necessidades identificadas e nos prazos previamente definidos;
- Realização das tarefas de plantação e propagação de plantas no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian;
- Realização das tarefas de tratamento e fertilização dos solos, de acordo com as necessidades identificadas e nos prazos previamente definidos, incluindo aplicação da compostagem e adubação;
- Manutenção das áreas semeadas e plantadas nomeadamente retancha, monda, corte de prados e relvados;
- Limpeza de pavimentos, caleiras, papeleiras, elementos de água e gestão de resíduos;
- Monitorização regular e manutenção dos sistemas de rega e de drenagem;
- Manutenção de equipamentos;
- Aplicação, de acordo com as necessidades identificadas e nos prazos previamente definidos, dos tratamentos fitossanitários, utilizando fitofarmacêuticos permitidos em agricultura biológica, com vista ao controlo de doenças e pragas.
Requisitos
- 12.º ano de escolaridade;
- Formação profissional na área preferencial;
- Experiência mínima de 1 ano em funções similares;
- Experiência na utilização de ferramentas e maquinaria usada em jardinagem;
- Conhecimentos de Plantas;
- Domínio do Português;
- Elevadas competências de relacionamento interpessoal;
- Trabalho em equipa.