O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública é a entidade pública a quem compete, nos termos do Decreto-Lei n.º 200/2012 de 27 de agosto, gerir, de forma integrada, a tesouraria, o financiamento e a dívida pública direta do Estado, a dívida das entidades do setor público empresarial cujo financiamento seja assegurado através do Orçamento do Estado e ainda coordenar o financiamento dos fundos e serviços dotados de autonomia administrativa e financeira.
O IGCP é uma pessoa coletiva de direito público com natureza empresarial, dotada de autonomia administrativa e financeira, e património próprio, sujeita à tutela e superintendência do membro do Governo responsável pela área das finanças.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública pode ainda desenvolver, a título acessório do seu objeto principal, a consultadoria e a assistência técnica, da gestão de dívidas de entidades do setor público administrativo e da gestão de ativos destas entidades constituídos por títulos de dívida pública, onde se compreende a função de leiloeiro no contexto do mercado regulamentado europeu de leilões de licenças de emissão de gases com efeito de estufa.
Os trabalhadores do IGCP podem estar sujeitos ao regime do contrato individual de trabalho e ao acordo coletivo do setor bancário. O IGCP, E.P.E. adotou um modelo de organização do tipo empresarial em moldes semelhantes aos das instituições financeiras cuja atividade principal é a gestão de carteiras.
Oferta – Técnico | Ref. ª Rec. 013/2024-T – Lisboa
Conteúdo funcional
- Elaborar relatórios de suporte à gestão;
- Participar no processo de controlo orçamental e financeiro;
- Contribuir para a melhoria continua do processo contabilístico;
- Assegurar o registo e o controlo de transações financeiras;
- Colaborar no processo de reconciliação bancária;
- Contribuir para o cumprimento de obrigações fiscais.
Requisitos
- Formação Académica: Licenciatura ou Mestrado;
- Área Preferencial: Finanças e Contabilidade, Gestão de Empresas e Gestão Bancária;
- Experiência Profissional: pelo menos 3 anos de experiência profissional, sendo fator de preferência ter desenvolvido atividade na área financeira;
- Bons conhecimentos em instrumentos financeiros;
- Boa capacidade de comunicação escrita e oral;
- Boa capacidade de organização e método de trabalho;
- Boa capacidade de argumentação e de trabalho em equipa;
- Espírito de iniciativa;
- Bom nível de conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
- Fluência em inglês (falado e escrito).
Candidaturas
As candidaturas terão que ser enviadas até ao dia 3 de outubro de 2024 por email para o endereço recrutamento@igcp.pt, indicando a referência do procedimento de recrutamento (Ref.ª Rec 013/2024-T)