O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado.
O IMT está dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio que prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.
Tem por missão o exercício das funções de regulamentação técnica, de licenciamento, coordenação, fiscalização e planeamento no setor dos transportes terrestres, fluviais e respetivas infraestruturas e na vertente económica do setor dos portos comerciais e transportes marítimos.
Tem também como missão a gestão de contratos de concessão em que o Estado seja concedente, nos referidos setores ou em outros setores, nomeadamente relativos a transporte aéreo e infraestruturas aeroportuárias, de modo a satisfazer as necessidades de mobilidade de pessoas e bens.
Oferta – Técnico Superior (4 vagas) – Viseu, Coimbra e Lisboa
Funções
- Prestar suporte técnico junto dos utilizadores finais;
- Planear, desenvolver e controlar projetos e manutenção de requisitos;
- Elaborar projetos e soluções na área do atendimento multicanal (atendimento online, por correio eletrónico, através de parcerias, telefónico e presencial);
- Elaborar manuais de utilizador e gerir reclamações.
Habilitações
- Licenciatura nas áreas Jurídicas, de Ciências Sociais e Comunicação Social.
Perfil de competências
- Orientação para resultados;
- Orientação para o serviço público para o planeamento e organização;
- Otimização de recursos;
- Conhecimentos especializados e experiência;
- Responsabilidade e compromisso com o serviço;
- Análise da informação e sentido crítico;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Capacidade de negociação e persuasão;
- Representação e colaboração institucional;
- Tolerância à pressão e contrariedades;
- Trabalho de equipa e cooperação;
- Adaptação e melhoria contínua;
- Iniciativa e autonomia;
- Inovação, qualidade e coordenação;
- Forte sentido de organização, de coordenação e de autonomia, trabalho integrado em equipas multidisciplinares, incluindo em articulação com forças de segurança e entidades e autoridades com competências próprias na área da mobilidade e dos transportes;
- Boa expressão no domínio oral e escrito;
- Resistência a contrariedades, dificuldades e pressões em ambiente de serviço externo.