IMT
Imagem/Foto

IMT está a recrutar para o Departamento de Equipamentos e Infraestruturas de Transporte

O IMT, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, é um instituto público integrado na administração indireta do Estado.

O IMT está dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio que prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.

Tem por missão o exercício das funções de regulamentação técnica, de licenciamento, coordenação, fiscalização e planeamento no setor dos transportes terrestres, fluviais e respetivas infraestruturas e na vertente económica do setor dos portos comerciais e transportes marítimos.

Tem também como missão a gestão de contratos de concessão em que o Estado seja concedente, nos referidos setores ou em outros setores, nomeadamente relativos a transporte aéreo e infraestruturas aeroportuárias, de modo a satisfazer as necessidades de mobilidade de pessoas e bens.

Oferta – OE202204/0653 – Técnico Superior (3 vagas) – IMT – Lisboa

Caracterização do posto de trabalho

Aos postos de trabalho, a preencher, correspondem funções, que se enquadram genericamente no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, ao qual corresponde o grau 3 de complexidade funcional, da carreira e categoria de técnico superior e, designadamente as seguintes, previstas no âmbito das competências como Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária:

  • Acompanhar e supervisionar as atividades das empresas de transporte ferroviário e do gestor da infraestrutura;
  • Avaliar o processo de entrada em serviço de subsistemas ferroviários (via, sinalização, energia, material circulante) e de novas instalações de sistemas de transporte integrado;
  • Acompanhar a atividade normativa relativa às aplicações ferroviárias;
  • Participar em reuniões de trabalho, a nível nacional e internacional, em matérias relativas ao caminho-de-ferro;
  • Organizar e manter atualizado registos e dados estatísticos relativos a estes sistemas de transporte;
  • Participar em ações de inspeção e fiscalização das atividades das empresas.

Habilitações literárias

  • Licenciatura em Engenharia Mecânica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrónica, Civil, Industrial, Transportes ou afins.

Perfil de competências

  • Conhecimentos de Legislação Nacional e Internacional aplicável à Interoperabilidade e Segurança ferroviária, interpretação de Projetos Legislativos, análise estatística, fatores Humanos e Organizacionais, gestão da qualidade e organização documental, análise de Risco, gestão de Projetos, elaboração de Estudos Técnicos, certificação de atividade económica, auditoria de sistemas de gestão;
  • Nível elevado de orientação para Resultados e de análise de Informação e Sentido Crítico, boas competências de comunicação e de Orientação para o Serviço Público, adaptação e Melhoria Contínua, Trabalho em Equipa e Cooperação, Representação e Colaboração Institucional e Inglês, sendo o Francês e Espanhol uma mais valia.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Smart

Smart está a recrutar Gestor Financeiro

A Smart é uma fabricante de automóveis alemão que pertence ao Grupo Daimler AG. Os …