O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) é o Laboratório de Estado, da área de competências da Agricultura, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.
O INIAV foi criado em 2012, ficando com as atribuições relacionadas com a investigação agrária (do L-INIA) e veterinária (do L-LNIV) do antigo Instituto Nacional dos Recursos Biológicos I.P. (INRB), tendo as atribuições deste relativas às áreas das pescas e da aquicultura sido incorporadas no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA).
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária tem por missão a concretização da política científica e a realização de investigação de suporte a políticas públicas, na defesa dos interesses nacionais e na prossecução e aprofundamento de políticas comuns da União Europeia.
O INIAV detém os Laboratórios Nacionais de Referência para as doenças e pragas das plantas, para as doenças dos animais, incluindo as zoonoses, para analises de resíduos de substâncias proibidas, de medicamentos veterinários e contaminantes ambientais, químicos e microbiológicos e outros parâmetros no âmbito da segurança alimentar dos produtos de origem animal e vegetal e para a alimentação animal.
Os ensaios são realizados nas instalações permanentes dos laboratórios em Oeiras, Lisboa, Vairão e Évora do INIAV, garantindo assim a cobertura, a nível nacional, os aspetos relativos à segurança alimentar, saúde animal, sanidade vegetal e ambiente e recursos naturais que lhe estão legalmente atribuídos.
Os investigadores e técnicos superiores destes Laboratórios Nacionais de Referência têm experiência nas áreas da saúde animal e da sanidade vegetal assim como da segurança alimentar e estão disponíveis para assessorar o Governo e as Autoridades Nacionais nestas matérias sempre que necessário.
Oferta – OE202305/0723 – Investigador – Lisboa
Procedimento concursal para a contratação de um (1) Investigador Auxiliar na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto, para o exercício de funções correspondentes à carreira de Investigação no âmbito da execução do Projeto PRR- TRANSFORM: Agenda para a transformação digital das cadeias de valor florestais numa economia portuguesa mais resiliente e hipocarbónica, P1.1- Melhoramento genético e materiais florestais de reprodução”, aprovado no âmbito da execução do Plano de Recuperação e Resiliência português.”
Caracterização do Posto de Trabalho
Colaboração no programa de melhoramento genético do pinheiro-bravo, nomeadamente na instalação de ensaios de campo e respetivo delineamento, no estabelecimento de modelos de seleção genética, criação e manutenção de bases de dados tendo como suporte o conteúdo funcional descrito no nº1 do artigo 5º do Decreto-Lei nº124/99, de 20 de abril.
Habilitação Literária
- Doutoramento em Ciências Florestais, Agronómicas, Matemática e outras áreas afins.
Remuneração
- 3327,76€