O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) é um organismo público integrado na administração indireta do Estado, sob a tutela do Ministério da Saúde, dotado de autonomia científica, técnica, administrativa, financeira e património próprio.
Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge (Porto, 1858 – Lisboa, 1939), como braço laboratorial do sistema de saúde português, o Instituto Ricardo Jorge desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.
O Instituto Ricardo Jorge dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas Doutor Francisco Cambournac).
Dirigido por um Conselho Diretivo, composto por um Presidente, Fernando de Almeida, e um vogal, Cristina Abreu Santos, os recursos humanos ultrapassam atualmente as 400 pessoas, das quais mais de metade com formação universitária, incluindo 60 com o grau de doutor ou equivalente.
Oferta – Técnico Superior (2 vagas) – Lisboa
Procedimento concursal para o preenchimento de dois postos de trabalho com vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, na categoria de técnico superior, para o exercício de funções no Departamento de Genética Humana.
Habilitações
- Licenciatura em Ciências da Vida ou da Saúde.
Requisitos específicos
- Experiência laboratorial em biologia molecular;
- Noções básicas de genómica;
- Conhecimentos teóricos de genética e de técnicas de biologia molecular, incluindo sequenciação de DNA.
Funções
- Preparação de bibliotecas genómicas para sequenciação de genomas em larga escala, em particular no âmbito de vigilância epidemiológica a nível nacional;
- Controlo de qualidade e quantidade de bibliotecas;
- Sequenciação em plataformas de next-generation sequencing;
- Análise primária de qualidade e outras métricas de sequenciação;
- Participação em projetos de investigação em diferentes domínios científicos, e em outras atividades técnico-científicas, que envolvam sequenciação de DNA;
- Manuseamento de ferramentas de análise de sequências biológicas e respetivas bases de dados na ótica de utilizador.