O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, I. P., prossegue atribuições do Ministério do Mar, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.
A definição das orientações estratégicas e a fixação de objetivos para o IPMA, I. P., bem como o acompanhamento da sua execução, são articulados entre os membros do Governo responsáveis pelas áreas do mar e da ciência.
O IPMA, I. P., é o laboratório de Estado que tem por missão promover e coordenar a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a prestação de serviços no domínio do mar e da atmosfera, assegurando a implementação das estratégias e políticas nacionais nas suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, sendo investido nas funções de autoridade nacional nos domínios da meteorologia, meteorologia aeronáutica, do clima, da sismologia e do geomagnetismo.
Assume o IPMA as responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios do mar e da atmosfera, concentra os seus esforços de investigação em projetos que revertam para aplicações diretas com utilização na atividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores, quer a oferta revista um carácter comercial, quer de serviço público e em particular, neste caso, com a preocupação orientada para a salvaguarda de pessoas e bens.
Oferta – OE202510/0137 | Investigador Auxiliar | Concurso Externo – Lisboa
Abertura de concurso internacional de seleção de um posto de trabalho para Investigador Auxiliar para a Divisão de Modelação e Gestão de Recursos de Pesca (DivRP).
Caracterização do Posto de Trabalho
Cabe ao investigador auxiliar executar, com carácter de regularidade, atividades de investigação e desenvolvimento e todas as outras atividades científicas e técnicas enquadradas nas missões das respetivas instituições e ainda:
- Participar na conceção, desenvolvimento, execução e gestão de projetos de investigação e desenvolvimento e em atividades científicas e técnicas conexas;
- Colaborar na coordenação da equipa de estagiários e bolseiros de investigação e técnicos com vista a otimizar as tarefas de operacionalização das atividades científicas e técnicas do programa da recolha de dados da pesca;
- Colaborar no desenvolvimento e na gestão de ações de formação, eventos científicos (nacionais e internacionais) e atividades de apresentação e disseminação dos resultados no âmbito das atividades científicas e técnicas do programa da recolha de dados da pesca;
- Colaborar no processo de produção legislativa de revisão do programa Europeu de recolha de dados da pesca e participar na monitorização e avaliação do programa dos Fundos Europeus no âmbito das pescas.
Habilitação Literária
- Doutoramento nas sub-áreas de Biologia Marinha, Ecologia Marinha e Sistemática e Biodiversidade Marinha.
Observações: Candidatos com ou sem vínculo de emprego público.