Banco Montepio
Imagem/Foto

Montepio está a recrutar Técnico de Validação de Modelos

Fundado em 1844, o Banco Montepio é a mais antiga instituição financeira portuguesa e única no panorama financeiro nacional, pela sua origem e base mutualista. Um banco universal, intergeracional, interclassista e multicultural, que disponibiliza serviços financeiros a clientes particulares, empresas e instituições do setor social, em todas as fases do seu ciclo de vida.

De olhos postos na inovação, o Banco Montepio tem vindo a reinventar-se com a ambição de oferecer aos seus clientes a melhor relação possível com o seu banco.

Apostou na transformação digital, sem nunca esquecer a importância da proximidade física, por isso em 2019 abriu 7 balcões de proximidade e conveniência, um novo conceito que pretende servir as populações de zonas menos urbanas.

Tem como missão fazer a diferença na vida de cada pessoa, famílias, empresas e instituições da economia social por forma a contribuir ativamente para um presente mais consciente e solidário, e cooperar na construção de um futuro mais sustentável, para as gerações vindouras.

O Banco Montepio serve mais de 1 milhão e trezentos mil clientes em Portugal Continental, Regiões Autónomas da Madeira e Açores, e no Mundo. Com sede na Rua Castilho, em Lisboa, a instituição conta com uma rede de mais de 200 balcões em território nacional e representação em França, na Alemanha, na Suíça, no Canadá e nos Estados Unidos da América, nas cidades de Paris, Frankfurt, Genebra, Toronto e Newark, respetivamente, para apoiar as comunidades portuguesas.

Oferta – Técnico de Validação de Modelos – Lisboa

Principais responsabilidades

  • Realização de atividades de validação de modelos, incluindo o desenvolvimento de análises que permitam avaliar a adequação do modelo, a emissão de recomendações, o acompanhamento das recomendações em aberto e a produção de um relatório de validação;
  • Contribuição para o robustecimento das frameworks existentes de validação de modelos;
  • Produção de relatórios ou dashboards de avaliação do risco de modelo da instituição;
  • Suporte no acompanhamento da implementação da política de gestão de risco de modelo.

Requisitos

  • Formação superior em Economia, Matemática, Estatística, Finanças, Engenharia ou áreas relacionadas;
  • Experiência mínima de 2 anos no setor financeiro (fator não eliminatório);
  • Experiência no exercício de funções de desenvolvimento ou validação de modelos de risco de crédito (modelos de scoring, rating ou parâmetros de imparidade IFRS 9), risco de mercado, risco de taxa de juro, risco de liquidez e/ou produção e reporte de informação prudencial para efeitos de ICAAP/ILAAP. Serão valorizados conhecimentos sólidos de estatística e econometria;
  • Conhecimento das exigências regulamentares em matéria prudencial (ICAAP/ILAAP) e/ou de modelos (requisitos regulamentares IRB e/ou norma IFRS 9);
  • Domínio de softwares de análise e gestão de dados (e.g. SAS Guide, SAS Miner, Python, R, SQL);
  • Domínio das ferramentas do Microsoft Office, em particular Excel e PowerPoint.

Competências

  • Forte capacidade analítica, sentido crítico e atenção ao detalhe;
  • Proatividade, dinamismo e iniciativa de autoaprendizagem;
  • Forte sentido de responsabilidade, organização e compromisso com os prazos estabelecidos;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal e adaptação.

Candidaturas

Envie a sua candidatura para recrutamento@bancomontepio.pt com a referência Ref. 66-2024, até 27-05-2024.

Mais informações [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

SGEC Secretaria-Geral da Educação e Ciência

SGEC está a recrutar para a Direção de Serviços de Planeamento, Informação e Sistemas de Gestão

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) pretende afirmar-se como um serviço de referência na …