O Património Cultural I.P. é responsável pela gestão do Património Cultural em Portugal Continental.
As suas atribuições passam pelo estudo, investigação e divulgação do Património Cultural Material e Imaterial português, pela gestão do património edificado arquitetónico e arqueológico, pela realização de obras de conservação e restauro nos monumentos e sítios arqueológicos classificados, em vias de classificação ou de elevado interesse histórico, artístico e científico e pela gestão de uma vasta rede de monumentos e sítios arqueológicos distribuídos pelo território nacional continental, incluindo a documentação e inventário do Património Cultural Imaterial.
Estabelece as linhas de orientação e o plano estratégico para a execução das políticas nacionais na área do Património Cultural, exercendo uma função normativa, regulamentadora e fiscalizadora.
Define normas e procedimentos e emitimos diretivas vinculativas no âmbito da salvaguarda, conservação, recuperação e valorização dos Bens Culturais Imóveis classificados ou em vias de classificação e respetivas zonas de proteção, e também no domínio da salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Classifica Património Cultural Material e Imaterial de acordo com propostas internas ou apresentadas por outras entidades, nomeadamente pelos municípios.
Os Bens Culturais Imóveis de interesse cultural podem pertencer às categorias de Monumento, Conjunto ou Sítio e ser classificados como de Interesse Nacional, Interesse Público ou Interesse Municipal.
Oferta – OE202508/0262 | Assistente Técnico (2 vagas) | Mobilidade Interna – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
Os assistentes técnicos afetos à Divisão de Recursos Humanos, exercerão funções de secretariado no Gabinete do Conselho Diretivo do Património Cultural, IP:
- Apoio em funções de secretariado aos membros do Conselho Diretivo do PC, IP;
- Apoio administrativo ao Gabinete do Conselho Diretivo;
- Atendimento e encaminhamento de chamadas telefónicas;
- Agendamento e organização de reuniões incluindo preparação de sala e pastas de documentação;
- Organização e arquivo da documentação do Gabinete;
- Encaminhamento de expediente para as várias unidades orgânicas do PC, IP, bem como para serviços do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto e Gabinetes dos membros do Governo;
- Elaboração, formatação e registo de ofícios e outros documentos administrativos;
- Gestão de comunicações institucionais por via de correio eletrónico;
- Articulação com entidades congéneres, nacionais e internacionais, no âmbito das competências do Conselho Diretivo;
- Programação organização de deslocações dos Membros do Conselho Diretivo.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Outros Requisitos
- Experiência profissional demonstrada nas matérias abrangidas pelo conteúdo funcional do posto de trabalho.