O Património Cultural I.P. é responsável pela gestão do Património Cultural em Portugal Continental.
As suas atribuições passam pelo estudo, investigação e divulgação do Património Cultural Material e Imaterial português, pela gestão do património edificado arquitetónico e arqueológico, pela realização de obras de conservação e restauro nos monumentos e sítios arqueológicos classificados, em vias de classificação ou de elevado interesse histórico, artístico e científico e pela gestão de uma vasta rede de monumentos e sítios arqueológicos distribuídos pelo território nacional continental, incluindo a documentação e inventário do Património Cultural Imaterial.
Estabelecemos as linhas de orientação e o plano estratégico para a execução das políticas nacionais na área do Património Cultural, exercendo uma função normativa, regulamentadora e fiscalizadora.
Definimos normas e procedimentos e emitimos diretivas vinculativas no âmbito da salvaguarda, conservação, recuperação e valorização dos Bens Culturais Imóveis classificados ou em vias de classificação e respetivas zonas de proteção, e também no domínio da salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Classifica Património Cultural Material e Imaterial de acordo com propostas internas ou apresentadas por outras entidades, nomeadamente pelos municípios.
Os Bens Culturais Imóveis de interesse cultural podem pertencer às categorias de Monumento, Conjunto ou Sítio e ser classificados como de Interesse Nacional, Interesse Público ou Interesse Municipal.
Oferta – OE202412/0355 | Assistente Técnico | Mobilidade Interna – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
Exercício de funções inerentes à carreira e categoria de assistente técnico para exercer funções de apoio ao Conselho Diretivo do Património Cultural no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, para o exercício das seguintes funções:
- Executar tarefas administrativas associadas ao gabinete do Conselho Diretivo;
- Funções de natureza executiva na área da manutenção do parque automóvel afeto ao Conselho Diretivo através da aplicação de métodos e processos considerados necessários;
- Disponibilidade para acompanhar e prestar apoio os membros do Conselho Diretivo em viagens frequentes.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Outros Requisitos
- Flexibilidade e Adaptabilidade: Capacidade de se ajustar a novas situações e mudanças de prioridades;
- Comunicação Eficaz: Capacidade de transmitir informações de forma clara e concisa, tanto verbalmente como por escrito;
- Confidencialidade e Discrição: Manter a integridade e a confidencialidade das informações sensíveis;
- Trabalho em Equipa: Habilidade de colaborar e comunicar eficazmente com colegas e superiores.