A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu concurso para formação de agentes, de acordo com aviso n.º 10081/2014. Diário da República n.º 173, Série II de 2014-09-09. O presente concurso encontra-se aberto pelo prazo de 15 dias úteis.
Entre as várias condições, a PSP destaca a obrigatoriedade dos candidatos terem nacionalidade portuguesa e, pelo menos, 19 anos e não ter completado 27 anos de idade até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas.
Aos militares que tenham prestado serviço militar em regime de contrato ou de voluntariado, o tempo de serviço militar efetivo é abatido à idade (máxima) cronológica prevista na alínea anterior até ao limite de 2 anos.
O candidato deve ter pelo menos 1,60 m ou 1,65 m de altura, respetivamente para candidatos femininos e para candidatos masculinos e possuir a robustez física e o perfil psicológico indispensáveis ao exercício da função policial.
Em relação às habilitações literárias, é obrigatório o 12.º ano de escolaridade ou equivalente, além de não ter sofrido sanção penal inibidora do exercício da função, ter bom comportamento moral e civil.
É preciso também não ter reprovado mais do que uma vez em anterior curso de formação de agentes da PSP ou não ter sido eliminado por mérito ou por sanção disciplinar. Do mesmo modo, não estar abrangido pelo estatuto de objetor de consciência e ter cumprido os deveres militares.
No caso de ter cumprido ou estar a cumprir o serviço militar, o candidato deve estar classificado na 1.ª ou 2.ª classe de comportamento e não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata.
A PSP informa ainda que as vagas para o concurso serão ainda definidas por despacho da Ministra de Estado e das Finanças e do Ministro da Administração Interna.
Apresentação de Candidaturas (09-09-2014/30-09-2014)
Mais informações e candidaturas [AQUI]
Fonte: Dinheiro Vivo