A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem uma vaga aberta para Assistente Técnico na área administrativa de secretariado dos Serviços de Apoio Técnico e Administrativo, em Lisboa.
A oferta, com a referência OE202608/0662, está publicada na Bolsa de Emprego Público (BEP) e decorre em regime de mobilidade interna – o que, na prática, limita as candidaturas a quem já tem vínculo de emprego público.
A instituição
A PGR é o órgão superior do Ministério Público em Portugal e é presidida pelo Procurador-Geral da República — atualmente Amadeu Guerra, que tomou posse em outubro de 2024 para um mandato de seis anos, sucedendo a Lucília Gago. Entre as competências da instituição estão a representação do Ministério Público nos tribunais superiores, a direção e fiscalização da atividade do Ministério Público e a emissão de diretivas que orientam a atuação dos magistrados em todo o país.
A vaga agora publicada enquadra-se na Secretaria-Geral da PGR, a estrutura com autonomia administrativa e financeira própria que assegura o funcionamento interno da instituição, coordenada pelo Secretário-Geral e pelo Secretário-Adjunto.
Principais funções
O trabalho divide-se essencialmente em duas frentes:
- Apoio direto à Direção. Inclui a execução de tarefas administrativas de apoio à Direção da Secretaria-Geral e a gestão da agenda do Secretário-Geral e do Secretário-Adjunto – coordenação de compromissos, reuniões e prioridades do dia a dia de quem chefia os serviços;
- Gestão documental e correspondência. Cabe ao assistente técnico elaborar e redigir documentos como ofícios, e-mails, despachos (decisões ou instruções formais emitidas por um superior hierárquico), notas internas, circulares (comunicações dirigidas a vários destinatários com instruções comuns), memorandos e notas informativas, sempre com base em orientações da Direção. A expedição da correspondência administrativa do gabinete também faz parte da função.
Requisitos
- Habilitação exigida: 12.º ano de escolaridade (ensino secundário). É o único requisito que a oferta identifica de forma inequívoca como formal.
- Perfil pretendido: a oferta não separa requisitos obrigatórios de preferenciais para além da habilitação literária, descreve antes um conjunto de competências e experiência que espera encontrar no candidato:
- Domínio de informática na ótica do utilizador (processamento de texto, folha de cálculo, correio eletrónico, bases de dados, internet, intranet e gestão documental);
- Capacidade de comunicação clara e cordial no atendimento a utilizadores, e disponibilidade para responder às suas solicitações;
- Capacidade para lidar com pressão e contrariedades de forma profissional;
- Sentido de responsabilidade, rigor, cumprimento de normas e procedimentos, e confidencialidade no exercício das funções;
- Experiência prévia na área administrativa e de secretariado, e domínio de línguas estrangeiras (a oferta não especifica quais nem o nível exigido);
- Conhecimentos de técnicas de organização e preparação de reuniões, etiqueta e protocolo no atendimento.
Como candidatar-se
As candidaturas fazem-se através da Bolsa de Emprego Público, com a referência OE202608/0662.
Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.
E2 Emprego e Estágios Portal de Empregos em Portugal