A Fundação de Serralves tem como missão estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela arte contemporânea, pela arquitetura, pela paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, fazendo-o de forma integrada, com base num conjunto patrimonial de exceção, no qual se destacam o Museu de Arte Contemporânea, a Casa e o Parque.
Multidisciplinar e fiel à sua Missão, a Fundação de Serralves é hoje considerada um dos mais bem-sucedidos e consolidados projetos culturais do país e aufere de uma singular projeção e reconhecimento internacionais.
Localizada na cidade do Porto, a Fundação é detentora de um valioso património histórico e cultural, composto pelo Museu, um projeto do arquiteto Álvaro Siza, vencedor do prémio Pritzker em 1992, pela Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco, e pelo Parque, desenhado pelo arquiteto francês Jacques Gréber e galardoado em 1997 com o prémio “Henry Ford Prize for the Preservation of the Environment”.
Serralves tem como Visão ser um polo de referência e um centro de conhecimento, em Portugal e no Mundo, nos domínios da Arte Contemporânea, Arquitetura, Paisagem e temas críticos para a sociedade e seu futuro, promovendo a diversidade da oferta cultural através de uma intervenção inovadora que, de forma sustentada, atraia públicos diversificados e induza o apoio da Comunidade.
Oferta – Coordenador do Programa Nacional de Itinerâncias – Porto
Fará parte da equipa curatorial do Museu e terá como principal missão assegurar a conceção, coordenação e implementação do Programa Nacional de Exposições da Coleção de Serralves, estimulando o interesse pela arte contemporânea, a visibilidade da Coleção de Serralves e a acessibilidade da arte a diferentes públicos e regiões.
Principais Responsabilidades
- Conceber e desenvolver conteúdos para exposições a decorrerem em espaços parceiros, no âmbito do programa de itinerâncias, de forma a estimular o interesse pela arte contemporânea, dar visibilidade à Coleção de Serralves e garantir a sua acessibilidade a diferentes públicos;
- Assegurar a coordenação do planeamento e acompanhamento local da implementação das exposições a nível nacional, em parceria com as várias Câmaras Municipais e Fundadores e com o responsável de exposições do Museu, garantindo os recursos necessários, financeiros, humanos e técnicos, de acordo com os procedimentos e pressupostos definidos em orçamento e nos acordos estabelecidos;
- Visitar e conhecer os diferentes espaços para exposição sugeridos pelos parceiros (Câmaras Municipais e Fundadores) e propor soluções que visem uma maior visibilidade da exposição e uma maior atração de públicos;
- Coordenar a equipa, e trabalhar, sempre que necessário, com as equipas internas/externas afetas à exposição, nomeadamente, do serviço educativo, de comunicação, área técnica e assessoria de imprensa, com vista a garantir a correta implementação, visibilidade e qualidade do Programa de Itinerâncias;
- Produzir e supervisionar iniciativas editoriais, incluindo materiais de interpretação (folhas de sala, wall texts, ets.), bem como conteúdos on-line, para divulgação e comunicação nacional;
- Representar o Museu de Serralves e a Fundação de Serralves, a nível local e nacional, sempre que solicitado, nomeadamente em reuniões, visitas guiadas às exposições das quais é responsável ou participação em eventos, conferências, entre outros.
Requisitos
- Formação superior em História de Arte, Estudos Curatoriais ou formações de âmbito similar;
- Bons conhecimentos da história da arte contemporânea, nacional e internacional;
- Experiência profissional curatorial;
- Capacidade elevada de comunicação oral e escrita;
- Bom contacto interpessoal e poder de argumentação, revelando capacidade em falar para diferentes públicos, quer na apresentação das suas ideias, quer na adaptação aos diferentes parceiros;
- Disponibilidade para viajar a nível nacional, bem como de trabalho ao fim de semana, sempre que necessário;
- Fluência nas línguas portuguesa e inglesa, quer escrita quer falada;
- Carta de condução (requisito obrigatório).