2022: Atletas de Portugal se qualificaram para as Olimpíadas De Inverno

Entre os países europeus, Portugal é um dos menos acostumados a invernos rigorosos e neve. Mesmo assim, a nação de pouco mais de 10 milhões de habitantes conseguiu participar de oito edições dos Jogos Olímpicos de Inverno. Ao total, já levou 12 atletas em diversas modalidades diferentes.

Para quem ainda não conhece, estes são os 3 colocados portugueses para Pequim 2022 e suas trajetórias até aqui:

VANINA GUERILLOT OLIVEIRA

Nascida em 2002, a jovem atleta de 19 anos, Vanina Oliveira, se tornou a única atleta feminina portuguesa qualificada para as Olimpíadas de Inverno. Em 2018, estreou na Copa do Mundo, o circuito de esqui mais nobre. Lá, encontrou seu ídolo, a americana Mikela Shiffrin.

Vanina nasceu na França, filha de pai francês (que é seu treinador desde jovem) e mãe francesa, mas portuguesa. Portanto, é surpreendente que ela tenha escolhido representar Portugal nas Olimpíadas. Apesar de ter nascido e morar fora do país desde criança, ela possui uma conexão grande com a família portuguesa.

Vanina Guerillot é a melhor classificada de Portugal, e por isso está classificada para a competição de slalom feminino de Pequim 2022 nos alpes. Ela recentemente ficou em segundo lugar no slalom Arnold Lunn World Cup em Prapoutel, na França.

Nessas olimpíadas, a atleta irá competir no slalom gigante no dia 7 de fevereiro às 10h15, na hora local, (02h15 hora de Lisboa). Já o slalom será no dia 9 no mesmo horário. Além disso, ela carregará a bandeira junto com Ricardo Brancal.

RICARDO BRACAL

70 anos atrás, foi no esqui alpino que Portugal estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno, com Duarte Espírito Santo, em Oslo, em 1952. Agora, o país tem agora Ricardo Brancal como representante na categoria.

O jogador de 25 anos é um dos três atletas nacionais para os Jogos . Olímpicos de Pequim 2022. Ele garantiu sua classificação recentemente. Seus excelentes resultados na competição da Federação Internacional de Esqui de novembro-janeiro (FIS, em francês) garantiram sua vaga.

Além disso, ele precisou estar no seu melhor no ranking português no dia 16 de janeiro e liderou o ponto médio de entrada da FIS (Federação Internacional de Esqui) nos últimos cinco eventos de slalom e slalom gigante.

O português começou a praticar esqui alpino aos 3 anos. Ele contou com a ajuda do pai, durante as férias nos Pirineus franceses. Desde então, passou a se deslocar com a família para áreas vizinhas, como a Serra da Estrela, ou um pouco mais longe, em Espanha ou França para poder praticar.

Brancal recentemente fez história ao entrar no top 40 do mundo. Isso aconteceu na etapa Cortina d’Ampezzo (ITA) do Campeonato Mundial de Esqui Alpino em fevereiro de 2021.

Atletas de Portugal nunca conseguiram algo assim. Esta é mais uma série de sucessos que vão garantir a sua participação como representante de Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022.

Brancal competirá em slalom e slalom gigante em Pequim 2022. O slalom gigante Slalom realiza-se no Centro Nacional de Esqui Alpino no dia 13 de fevereiro. A primeira paragem será às 10h15 de Pequim (2h15 de Lisboa). O slalom será realizado no dia 16, com início no mesmo horário.

José Cabeça

Dono de uma trajetória única, competir nos Jogos Olímpicos de Inverno era o sonho de infância de José Cabeça. Com uma trajetória única, é surpreendente que ele tenha alcançado as olimpíadas. Afinal, o Eborense só entrou no esqui cross-country fundo há dois anos. Ele descobriu a paixão pelo desporto em 2018, quando assistiu a última edição olímpica.

José Cabeça dedicou a sua vida ao desporto. Durante sua infância e adolescência, – ele se destacou no karatê e na natação. Aos 16 anos, começou a competir no triatlo, onde permanece até hoje. A experiência em outras disciplinas pode ajudá-lo a se adaptar ao treinamento para esqui cross-country.

Além da prática, seu amor pelo esporte – o levou ao Politécnico do Esporte do Rio Maior, instituição de referência do país no ensino superior do esporte. Foi no Campeonato do Mundo da FIS em Oberstdorf, Alemanha, em , fevereiro de 2021, que Cabeça abriu um lugar para Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022, apenas um ano e um mês depois de ter iniciado na modalidade desportiva.

Para fazer isso, ele precisava ganhar menos que de 300 pontos FIS (francês para a Federação Internacional de Esqui). Ele marcou apenas 250, a iniciar suas chances para Pequim em 2022.

Era de se esperar, então, que ele fosse morar em um país com neve para se preparar. Mas, ao contrário, o alentejano teve uma oportunidade de profissional carreira nos Emirados Árabes Unidos, longe dos desportos de neve, e aceitou. É onde vive atualmente, a treinar na modalidade de verão de desporto, o rollerski.

Cerimónia de expedição foi realizada para delegação portuguesa

Realizou-se esta segunda-feira uma cerimónia de expedição da delegação portuguesa aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, na sede do Comité Olímpico Nacional Português.

Zhao Bentang, Embaixador da China em Portugal, disse no seu discurso que Portugal vai enviar a Pequim a sua maior delegação olímpica de Inverno de sempre, o que demonstra o entusiasmo e a assistência portuguesa aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

A delegação portuguesa de 9 membros, a incluir os três atletas, Ricardo Brancal, Vanina Oliveira e José Cabeca, partiu para Pequim no dia 1 de fevereiro para assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que estão marcados para 4 a 20 de fevereiro.

Para os apostadores, as casas de apostas estão a preparar bons odds e promoções especiais. É certo de que os atletas portugueses irão dar o seu melhor para garantir uma boa performance. E quem sabe não conseguirão até mesmo superar as expectativas e ganhar uma medalha neste ano?

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Área da Programação: quais os primeiros passos para entrar no mercado de trabalho?

O advento do digital transformou radicalmente a sociedade em que vivemos, nomeadamente na forma como …