A carta de apresentação deverá ser breve e simples. Esta carta deve, juntamente com o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.
Serve essencialmente para apresentar a candidatura, informar do envio do currículo e solicitar a realização de uma entrevista e pode ser utilizada em duas situações distintas: em resposta a um anúncio ou ao fazer uma candidatura espontânea.
No que diz respeito à escrita das cartas de apresentação, quanto mais perfeito, melhor. Cada carta de apresentação que escrever deve estar personalizada para o emprego a que se candidata e deve ser clara e concisa, sem erros gramaticais nem ortográficos.
Antes de elaborar a carta da apresentação coloque-se algumas questões:
- Quais as necessidades do empregador? Que conhecimentos, características e experiência são necessários para a função a desempenhar?
- Quais são os meus objectivos? Estou a candidatar-me a uma função em particular, a tentar conseguir uma entrevista ou apenas a averiguar as oportunidades existentes dentro da empresa?
- Como tornar-me a pessoa certa para as funções?
- Qual a razão que me leva a querer trabalhar para essa empresa em particular e ao outra? O que sei sobre a organização?
- Quais são as minhas características (3 a 5) que podem tornar-se numa mais-valia para a empresa.
Dirija-se à pessoa certa
Comece por dirigir a sua carta de apresentação à pessoa certa. Isto é prova de ter o cuidado de mandar a carta a uma determinada pessoa. Não se esqueça de pôr em cima da carta a rubrica assunto, onde esclarece o objectivo da sua carta e, eventualmente, menciona a referência do anúncio.
Escreva uma boa frase de abertura
A intenção é destacar-se no meio de muitas respostas. Isto não se consegue com frases usadas como: “Na sequência do seu anúncio ….” ou “Por este via venho candidatar-me ….” Evite linguagem estandardizada ou expressões clássicas e use uma frase de abertura personalizada, original e cheia de entusiasmo.
Não use palavras demasiado modestas
“Talvez”, “eventualmente” e “acho” são expressões a evitar.
Procure o caminho intermédio. Dizer que é a pessoa ideal e que o empregador seria doido se não aproveitasse esta oportunidade, não só mostra um entusiasmo pronunciado como também uma grande dose de arrogância.
Explique porque se candidata
Explique o que o atrai na empresa, na função, no sector. Aproveite para mostrar entusiasmo.
Não se prolongue
A sua carta pode ter uma página no máximo. Convém transmitir a mensagem em frases curtas e dinâmicas com muitos verbos activos.
Não mencione a sua inexperiência
Se não tiver a experiência ou a formação exigida, não o mencione. Escreva antes sobre a sua capacidade de aprender depressa. Seja sempre positivo sobre si mesmo.
Não fale em ordenado
Não fale de dinheiro na carta. Mencione o ordenado apenas no caso de lhe ter sido pedido no anúncio a que está a responder, senão acredite que vai criar uma impressão negativa.
Evite terminar com banalidades
Lembre-se que a última impressão é tão importante como a primeira. Não escreva frases feitas mas, por exemplo, “Se achar que temos algo a oferecer um ao outro, estarei sempre disponível para conversarmos numa entrevista”.
Exemplos de Cartas de Apresentação
Para uma situação de 1º Emprego de alguém sem experiência
Exmo. Senhor (a) Director (a)
Acabo de me licenciar em …………………………, na Faculdade de ……………… da Universidade de Coimbra.
No momento, procuro um espaço de trabalho onde possa desenvolver e aprofundar a formação já iniciada no curso mencionado, razão pela qual me candidato a uma possível vaga na instituição que V. Ex.ª dirige.
Dado o projeto de expansão da (nome da empresa) para _____, a minha formação direcionada para _____e o meu entendimento sobre a cultura e língua (identificar país) serão ativos relevantes na vossa estrutura. Além disso, o meu perfil de ____e de ____ constituirão um importante contributo para a equipa de_____.
Gostaria de, numa entrevista pessoal, poder prestar outras informações que penso serem relevantes para a minha candidatura.
Subscrevo-me, com a mais elevada consideração,
Para uma situação de alguém que tem pouca experiência
Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____,
Gostaria de apresentar a minha candidatura ao lugar de ……………que a vossa empresa anunciou no ………………….., edição do dia …. de …………. último.
Junto incluo o meu curriculum vitae apresentando em pormenor a minha formação escolar bem como a experiência prática adquirida durante os estágios que efectuei.
Apreciaria muito que me dispensasse alguns minutos do seu tempo para aprofundar melhor as razões da minha candidatura.
Na esperança de que V. Exa. irá atender o meu pedido queira aceitar os meus melhores cumprimentos.
Para uma situação de estágio
Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____,
Sou licenciada em …………… e no final deste ano terminarei um Mestrado em …………….
De acordo com o seu anúncio em ……………, tem uma vaga para um estagiário com bons conhecimentos de informática e conhecimento de línguas.
Durante o tempo que estudei na universidade, aprendi a trabalhar com computadores e utilizo habitualmente Windows, Word, Power Point, Excel … Internet e Outlook Express.
Falo ……………. Estou actualmente a aprender …………… e considero-me uma pessoa que aprende idiomas com facilidade. Sou uma pessoa organizada, observadora e com capacidade de análise; gosto de combinar o trabalho de equipa com trabalho individual e creio que posso apoiar a sua equipa nas suas tarefas diárias.
Antes de iniciar o mestrado, estagiei no ……………. Durante o estágio fiz …………………………. Aprendi a …………… e desenvolvi capacidades no …………….
Estou certa de que poderei executar um trabalho satisfatório durante o meu estágio na vossa empresa, aprendendo com entusiasmo, e desenvolvendo as minhas aptidões e conhecimentos.
Saudações cordiais,
Para uma situação de um candidato com alguma experiência
Ex.mo(a) Sr(a). Dr.(a) _____,
Foi com muito interesse que tomei conhecimento da vossa oferta no “Jornal…” colocado no dia 07 de Maio para a vaga de Técnico Administrativo.
Vejo com enorme entusiasmo a possibilidade de contribuir com o meu know-how e experiência para o conhecimento do cliente, sua satisfação, follow-up, serviço e objetivos de produtividade e eficiência.
Junto anexo o meu curriculum com toda a minha experiência profissional e formação detalhadas.
Gostaria que, numa entrevista pessoal, pudesse aprofundar as razões da minha candidatura e prestar outras informações de interesse.
Certo de uma breve resposta, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.
Nota: Deverão sempre que possível personalizar a carta e evitar frases feitas.