A AUTODOC é o líder europeu em vendas online de peças para automóveis. Tem como objetivo desenvolver ainda mais a sua posição como empresa de maior crescimento neste ramo, com um crescimento de volume de negócios de 37,6 % no ano fiscal de 2020 para aproximadamente 842 milhões de euros (de 612 milhões de euros em 2019).
Graças à sua expansão bem sucedida, a AUTODOC opera agora em 26 outros países europeus, juntamente com a Alemanha. A empresa lança o seu foco principal no cliente através de atividades de comunicação social, apoio técnico nas línguas dos países nos quais opera, e uma gama baseada na procura.
Atualmente, a gama de produtos inclui cerca de 4 milhões de produtos de 1400 fabricantes para 166 marcas de automóveis, 23 marcas de camiões, 154 marcas de motos.
Desde sistemas de travagem a peças de carroçaria, amortecedores e molas, sistemas de escape, elementos interiores, sistemas de direção e embraiagens, a sistemas de ar condicionado e aquecimento, kits de reparação e óleo de motor, o vendedor online disponibiliza uma vasta gama de produtos.
A AUTODOC AG é uma empresa com sede em Berlim.
Oferta – Head of Brand Marketing and Communications – Lisboa
O Responsável de Marketing e Comunicação da Marca desenvolve e executa estratégias abrangentes para melhorar a identidade e o posicionamento da marca. Esta função envolve aproveitar os 4Ps (Produto, Preço, Local, Promoção), gerir campanhas publicitárias, supervisionar as relações públicas e garantir mensagens consistentes em todos os canais. Realização de análises de marketing internas e externas para impulsionar a notoriedade da marca, o envolvimento do cliente e o crescimento do negócio.
Responsabilidades
Realizar análises de marketing (internas e externas)
- Realize análises abrangentes do mercado e da concorrência por segmentos, países e tendências do setor para avaliar o potencial de crescimento;
- Identifique as direções prioritárias de desenvolvimento e integre estes insights no planeamento estratégico da empresa;
- Elabore relatórios regulares sobre KPIs de marketing estratégico, atividades competitivas e benchmark de mercado.
Gestão de Marca
- Desenvolver e melhorar o portfólio de produtos com base nas exigências do mercado e no feedback dos clientes;
- Identifique oportunidades de crescimento e prioridades estratégicas para o desenvolvimento da marca utilizando a estrutura 4P (Produto, Preço, Praça, Promoção);
- Gerir a perceção da marca, incluindo a monitorização da reputação e a análise do feedback do cliente.
Supervisionar campanhas publicitárias e promocionais
- Desenvolva estratégias de promoção de marca multicanal utilizando o marketing de conteúdo, o envolvimento de influenciadores e a integração de canais tradicionais e digitais;
- Gerir as comunicações internas e externas da marca para aumentar o apelo e a notoriedade da marca;
- Organize atividades de marketing para fortalecer o posicionamento da marca e aumentar a lealdade dos clientes. Otimize as campanhas para impulsionar a aquisição e retenção de clientes.
Monitorize e analise o desempenho da marca
- Acompanhe as principais métricas de desempenho para avaliar a eficácia das iniciativas de branding;
- Elaborar e apresentar relatórios regulares de desempenho à equipa executiva.
Criar e gerir conteúdos em canais de vendas
- Supervisionar o desenvolvimento e distribuição de conteúdos envolventes adaptados a vários canais de venda;
- Garanta que o conteúdo é consistente com a voz e a estratégia da marca para um envolvimento ideal do público.
Gerir e desenvolver a equipa de marketing e comunicação da marca
- Liderar e orientar a equipa de marketing e comunicação para atingir os objetivos estratégicos;
- Promova um ambiente de equipa colaborativo e inovador para impulsionar o alto desempenho.
Requisitos
- Mais de 9 anos de experiência em gestão de marca ou numa função estreitamente relacionada;
- Experiência significativa no desenvolvimento e implementação de estratégias de marca de sucesso;
- Experiência em design e gestão de campanhas publicitárias e promocionais multicanal;
- Sucesso comprovado em impulsionar a aquisição e retenção de clientes através de esforços de marketing direcionados;
- Experiência na supervisão da criação e distribuição de conteúdos adaptados a diversos canais de venda;
- Licenciatura em Marketing ou áreas afins;
- Experiência comprovada em marketing de marca, preferencialmente no setor de peças de substituição automóvel, FMCG não alimentar ou retalho;
- Fortes competências analíticas com capacidade de conduzir análises detalhadas de mercado e competitivas;
- Excelentes competências de gestão de projetos com um histórico de desenvolvimento de marcas com sucesso;
- Comunicação excecional e competências interpessoais para uma colaboração eficaz com equipas multifuncionais e partes interessadas;
- Inglês C1 (min B2).
Valoriza-se
- Grau Avançado (MBA ou equivalente) numa área relevante;
- Familiaridade com Marketplaces de comércio eletrónico e canais de vendas B2B;
- Capacidade de inovar e impulsionar melhorias de produtos com base no feedback e nas tendências do mercado;
- Capacidade de utilizar insights de mercado para tomar decisões estratégicas informadas.