Banco de Portugal está a recrutar Técnicos de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo

BdP Banco de Portugal
Imagem/Foto ©

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e supervisor dos bancos. O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.

De acordo com a sua Lei Orgânica, é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio. São órgãos do Banco o Governador, o Conselho de Administração, o Conselho de Auditoria e o Conselho Consultivo. O Banco rege-se por um código de conduta.

Cabe ao Banco de Portugal gerir as disponibilidades externas do País – em euros, moeda estrangeira e ouro – e outras que lhe estejam cometidas. Gere também parte das reservas cambiais do Banco Central Europeu.

O Banco de Portugal regula e supervisiona as instituições de crédito, as sociedades financeiras e as instituições de pagamento para garantir a segurança dos fundos que lhes foram confiados. Aplica medidas preventivas e sancionatórias.

Com sede em Lisboa, o Banco de Portugal possui uma Filial no Porto, diversas agências no Continente e duas delegações regionais (Madeira e Açores).

O Banco de Portugal integra, desde o seu início, em 1998, o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) – constituído pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais da União Europeia (UE).

Oferta – Técnicos de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo – Lisboa

O Banco de Portugal admite Técnicos de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo para o Departamento de Averiguação e Ação Sancionatória.

Responsabilidades

  • Participar na preparação e na execução de ações de supervisão — no local ou à distância — em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo (BCFT), designadamente para verificar:
    • A qualidade dos sistemas de controlo adotados ou a adotar pelas entidades supervisionadas pelo Banco de Portugal, incluindo dos sistemas informatizados relevantes;
    • O cumprimento das medidas de supervisão emitidas pelo Banco de Portugal nesta matéria;
    • Situações indiciariamente violadoras do quadro normativo vigente.
  • Analisar reportes periódicos e outras fontes de informação para aferir os riscos de BCFT das entidades supervisionadas, bem como dos setores em que se inserem;
  • Acompanhar processos nacionais e internacionais de produção normativa e de definição de boas práticas relacionadas com a prevenção do BCFT;
  • Analisar, enquadrar e dar resposta a consultas, pedidos de parecer, reclamações e outros pedidos de informação relacionados com a prevenção do BCFT;
  • Acompanhar os trabalhos de instâncias e grupos nacionais e internacionais na prevenção do BCFT;
  • Cooperar e interagir com entidades externas relevantes na prevenção do BCFT, particularmente autoridades de supervisão e judiciárias.

Requisitos

  • Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com parte escolar de mestrado concluída, em Direito, Informática, Engenharia Informática, Gestão da Informação, Análise de Dados, Economia, Gestão ou em áreas de conhecimento conexas;
  • Experiência profissional mínima de dois anos relevante para a posição, preferencialmente em uma ou mais das seguintes funções:
    • Funções de controlo em entidades supervisionadas pelo Banco de Portugal;
    • Consultoria ou auditoria externa, com incidência na avaliação e mitigação dos riscos de BCFT;
    • Assessoria jurídica sobre o quadro normativo em matéria de prevenção do BCFT;
    • Funções relacionadas com a implementação, testagem ou manutenção de sistemas informatizados afetos à prevenção do BCFT.
  • Condições preferenciais:
    • Conhecimentos de standards internacionais, metodologias e referenciais de auditoria (por exemplo, COSO, COBIT, ITIL, IPPF, RGPD);
    • Experiência na aplicação de metodologias e técnicas de auditoria (por exemplo, CAAT — técnicas de auditoria assistidas por computador, Microsoft Office);
    • Certificado profissional nos domínios da auditoria interna (por exemplo, CISA, CIA, CFSA);
    • Sólidos conhecimentos na utilização de ferramentas informáticas para recolha e tratamento de dados;
    • Experiência na avaliação de riscos associados à segurança cibernética e às soluções em cloud.
  • Sentido crítico e capacidade analítica;
  • Polivalência, facilidade no desenvolvimento de trabalho em equipa e atitude positiva perante a mudança;
  • Facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Domínio da língua inglesa (oral e escrito).

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: Deve submeter a sua candidatura através do link / email presente na descrição da oferta.

Sobre Equipa E2

e2

A Equipa E2 é formada por profissionais com experiência em recursos humanos, recrutamento, curadoria de conteúdo editorial e administração pública. Desde 2013, dedicamo-nos exclusivamente à pesquisa e divulgação de oportunidades de emprego e estágios em Portugal.

Todas as ofertas publicadas são pesquisadas e verificadas manualmente pela nossa equipa, a partir de fontes oficiais de recrutamento — incluindo portais governamentais, sites institucionais e páginas de entidades empregadoras. Cada publicação é redigida de forma clara, completa e com ligação direta à fonte original, garantindo acesso livre e gratuito a informação fiável.

Com mais de 12 anos de atividade contínua e 23.000 ofertas publicadas, somos uma das referências em língua portuguesa na agregação e curadoria de oportunidades profissionais.

Contacto: equipa [at] empregoestagios [ponto] com (redação) | empregoestagios [at] gmail [ponto] com (geral)

Saiba mais sobre nós e a nossa metodologia

LinkedIn