A Câmara Municipal de Lisboa é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.
Lisboa é a capital de Portugal, situada na costa. Do imponente Castelo de São Jorge, a vista abrange as construções em tons pastel da cidade antiga, o estuário do Tejo e a Ponte 25 de Abril. Perto dali, o Museu Nacional do Azulejo exibe 5 séculos de azulejos decorativos. Nas proximidades de Lisboa, há uma sequência de praias do Atlântico, entre elas Cascais e Estoril.
Lisboa deve assumir a liderança na ação climática local e ser exemplo na concretização de medidas e projetos mais abrangentes que acelerem a transição energética, a neutralidade carbónica, a expansão sustentável das energias renováveis, a adaptação climática, a proteção ambiental, a salvaguarda do capital natural e dos serviços dos ecossistemas e a circularidade dos materiais.
São áreas de atuação que devem ser transversais a todo o município e que devem contar com a participação ativa e informada da comunidade local, criando espaços e mecanismos de permitam o envolvimento dos munícipes, das empresas, das instituições, das associações e da sociedade civil.
Para a Câmara Municipal de Lisboa a revitalização da economia da capital é de sobremaneira importante para que os lisboetas e os portugueses se sintam confiantes para ambicionarem maior estabilidade e progresso.
A economia global, assim como a economia europeia, ficaram marcadas por um início de século turbulento e com uma pandemia que devastou milhares de empresas e empregos em Lisboa, peça essencial na fonte de riqueza do país.
O turismo é um setor estratégico no desenvolvimento económico e social de Lisboa. Pela exposição internacional que dá à cidade, permite atrair, não apenas visitantes, mas também novos habitantes, investidores e empreendedores, gerando um impacto direto e indireto que importa reforçar.
Oferta – OE202505/1045 | Técnico Superior (19 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para a celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado na categoria de Técnico Superior (Arquitetura Paisagista), da carreira geral de Técnico Superior do mapa de pessoal do Município de Lisboa.
Caracterização do Posto de Trabalho
Exerce, com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado, funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e de aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica inerentes à respetiva área de especialização e formação académica, que visam fundamentar e preparar a decisão, incumbindo, genericamente:
- Estudo e planeamento do território e da paisagem, ordenando os diversos elementos de modo a garantir a permanência do equilíbrio ecológico e visual e tendo em consideração aspetos biológicos, estéticos, arquitetónicos, históricos, sociais, de qualidade de vida e de sustentabilidade económica;
- Projectar espaços e estruturas verdes, estudar o equipamento mobiliário e obras de arte a implementar e realizar estudos de integração paisagística;
- Executar outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços.
Habilitação Literária
- Licenciatura em Arquitetura Paisagista.
Âmbito do Recrutamento: Podem candidatar-se ao procedimento concursal indivíduos com e sem vínculo de emprego público previamente constituído.