A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa, concessionária do abastecimento de água à cidade de Lisboa, entre 02 de Abril de 1868 e 30 de Outubro de 1974, altura em que terminou o contrato de concessão.
É então constituída a EPAL – Empresa Pública das Águas de Lisboa designação que mantém até 1981, quando passa a denominar-se por EPAL – Empresa Pública das Águas Livres.
É uma empresa do setor empresarial do Estado, detida a 100% pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A., encontrando-se sujeita ao enquadramento legal inerente a esta qualificação, nomeadamente, o disposto no DL 133/2013, de 03 de Outubro.
A concessão da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Vale do Tejo foi atribuída à Águas do Vale do Tejo e à EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A, a sua gestão delegada.
Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 91 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.
Oferta – Licenciado | Equipa de Apoio e Controlo e Gestão | Direção de Sustentabilidade Empresarial – Lisboa
Requisitos
Formação académica
- Licenciatura em Engenharia, preferencialmente nas áreas de Mecânica e/ou Eletrotécnica.
Perfil técnico
- Título Profissional de Técnico Superior de Segurança – nível VI;
- Conhecimentos de sistemas de segurança eletrónica (SADI, SAEI, SADG, CCTV, SACA e SADIR);
- Experiência na avaliação de risco de empresas do setor ou industrial (preferencialmente em matérias ATEX e SEVESO);
- Conhecimentos de informativa na ótica do utilizador: Word, Excel, PowerPoint, Outlook;
- Conhecimentos do software Navia;
- Conhecimentos de inglês, de nível médio.
Principais responsabilidades
- Efetuar a gestão da informação baseada em registos de conformidade provenientes das manutenções dos sistemas de Segurança Eletrónica e Física;
- Colaborar na identificação de perigos e avaliação dos riscos, analisando e avaliando as respetivas medidas de controlo, no âmbito da segurança no trabalho e na segurança física e eletrónica das infraestruturas/ instalações;
- Participar na elaboração/revisão das medidas de autoproteção, com ênfase no plano de emergência interno, incluindo os planos e equipas específicas de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros, funcionamento dos meios eletrónicos de proteção (SADI, SAEI, SADG) e testar a sua eficácia;
- Colaborar na conceção de locais, métodos e organização do trabalho e proteção de infraestruturas;
- Colaborar nos requisitos dos procedimentos de contratação pública e gerir contratos e atividades de segurança;
- Assegurar ou acompanhar a execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
- Elaborar as participações obrigatórias e analisar as causas de furtos ou intrusões, elaborando os respetivos relatórios com as necessárias recomendações preventivas e corretivas;
- Acompanhar auditorias internas e/ou externas e inspeções;
- Colaborar na interação com órgãos internos e entidades externas locais, nomeadamente Autoridade para as Condições do Trabalho, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Forças de Segurança Municipais e Distritais.
Candidaturas
Envie a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado (em português), para candidaturas.epal@adp.pt até 01/10/2025, com a referência “LIC/DSE” – só serão consideradas as candidaturas que reúnam o perfil solicitado.