A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma entidade privada sem fins lucrativos e pessoa coletiva de utilidade pública que tem como associados a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
Reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses, é a ENB que, desde 1988, tem vindo a desenvolver as qualificações e especializações indispensáveis à missão, cada vez mais exigente, dos bombeiros e demais agentes de proteção e socorro.
Esta missão fundamental que a ENB desempenha no desenvolvimento do sistema nacional de proteção civil tem sido ampliada, a partir de 2011, ao domínio autárquico através da formação de bombeiros e quadros municipais.
Ao longo de mais de duas décadas a promover o «saber para servir», a ENB acumulou uma vasta experiência devidamente reconhecida e certificada a nível nacional e internacional. Esta credibilidade formativa também é colocada à disposição de todos os cidadãos, entidades públicas e privadas através do Centro de Serviços para Instituições e Empresas.
A ENB aposta no desenvolvimento de novos cursos, em parceria com institutos politécnicos e entidades internacionais, e procedeu à renovação de conteúdos multimédia assim como da sua plataforma de e-learning. Ao nível das infraestruturas, foi inaugurado em Sintra, em 2015, um dos melhores centros de simulação e realidade virtual, a nível internacional, para bombeiros e, em 2016, um moderno Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais.
Oferta – Assistente Técnico – Escola Nacional de Bombeiros – Sintra, Lisboa
Procedimento concursal PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) destinado ao preenchimento de 1 posto de trabalho para a carreira e categoria de assistente técnico, na modalidade de contrato de trabalho a termo certo, pertencentes ao Mapa de Pessoal da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a extinguir no final do contrato a termo.
Funções
- Executar funções de natureza administrativa, de aplicação de métodos e processos com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços da Escola Nacional de Bombeiros (ENB);
- Assegurar as tarefas de secretariado no apoio à chefia/direção;
- Efetuar processamento de texto, arquivo de documentação, expedição de correspondência;
- Usar aplicações informáticas no tratamento de dados;
- Efetuar cálculos numéricos;
- Elaborar e atualizar ficheiros de contactos e outro tipo de informação útil à gestão do serviço;
- Proceder à reprodução de documentos operando com fotocopiadoras;
- Atender e encaminhar, telefónica ou pessoalmente, o público interno e externo da ENB;
- Efetuar o agendamento da formação;
- Assegurar a afetação de formadores;
- Proceder ao tratamento dos dossiers técnico-pedagógicos das ações de formação;
- Proceder à emissão de certificados.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Remuneração
- 1.ª posição remuneratória, nível remuneratório 5 da TRU (709,46€).