Sabia que são cada vez mais os e-mails, de origem duvidosa, com ofertas de emprego. A maioria destes têm como propósito angariar intermediários ou “agentes financeiros”.
O emprego de “agente financeiro” consiste na receção de transferências bancárias numa conta da sua titularidade e respetivo reenvio para outras contas indicadas pela suposta entidade empregadora. Regra geral, o “agente financeiro” recebe uma comissão sobre o montante transferido.
Antes de responder a um qualquer anúncio de oferta de emprego, recomenda-se:
- Não acredite em ofertas de emprego enviadas por e-mail, sobretudo se não conhecer a entidade empregadora;
- Valide sempre a identidade da suposta entidade empregadora, antes de responder a qualquer pedido de informação;
- Nunca forneça elementos pessoais a entidades que desconhece, sobretudo no primeiro contacto;
- Desconfie perante demasiadas facilidades (promessas de lucros elevados à custa de pouco trabalho);
Nunca forneça elementos de caráter financeiro, como por exemplo o seu número de conta, a pessoas que desconhece. - Este tipo de mensagens são, frequentemente, um chamariz mal intencionado e muitas vezes associado ao envio de phishing e malware.
Vale a pena recordar:
O phishing visa roubar dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais.
O malware (software malicioso sob a forma de: vírus, trojans, spyware ou adware) utiliza igualmente manobras de disfarce da origem das mensagens, fazendo crer que estas são legítimas. No entanto, se visualizadas as mensagens e executados os seus conteúdos, o controlo do seu computador e da informação nele residente, poderá ficar disponível para terceiros mal intencionados.
Assim, e como o perigo continuará à espreita nas caixas de correio eletrónico de cada um, voltamos mais uma vez a alertar para o facto de muitas das mensagens (supostamente inocentes) que circulam poderem conter vírus (ou outro qualquer software malicioso).
Desta forma, é aconselhável manter-se vigilante, tomando alguns cuidados como por exemplo:
- Analise as mensagens de correio eletrónico que recebe antes de abrir, confirmando sempre a origem e o assunto da mesma;
- Evite seguir links para sites externos, bem como abrir ficheiros executáveis;
- Nunca faculte informação ou elementos de caracter pessoal como resposta a um email;
- Ao aceder a páginas de acesso confidencial, confirme o endereço e certifique-se que está num ambiente seguro (https:// + cadeado);
- Instale (caso ainda não o tenha feito) um software antivírus e efetue regularmente as atualizações do mesmo.