Gooders: start-up brasileira de economia social chega a Portugal

A Gooders, start-up brasileira que está a desenvolver um novo modelo de economia social, juntando numa mesma plataforma organizações não governamentais (ONG’s), voluntários e marcas, acaba de abrir em Portugal – a primeira paragem para a expansão europeia.

A Gooders é um marketplace social de êxito no Brasil, através do qual os voluntários são recompensados pelas horas que dedicam às causas que abraçam com benefícios e ofertas de produtos e serviços. No Brasil, a Gooders tem entre muitos parceiros marcas como a McDonalds ou a Samsung.

A Gooders nasce em Portugal com mais de 400 ações de voluntariado disponibilizadas por 3000 ONG’s nacionais, através da Bolsa de Voluntariado – ponto de encontro entre a procura e oferta de voluntários – e alguns parceiros, entre eles o site de compras online Dott, a ProdTo, plataforma que é mercearia online com aconselhamento de nutricionistas e o grupo de comunicação Cofina. Em breve outras marcas se irão juntar.

Inovar na economia social e recompensar o mérito é o objetivo.

A mensagem é clara – “fazer o bem recompensa” e o processo é simples: basta fazer inscrição na plataforma, seleccionar uma ação solidária e esperar a recompensa que depois pode ser utilizada nas marcas parceiras. A recompensa acontece em forma de moeda virtual – os “gooders”- que dá o nome à inovadora start-up brasileira.

Por cada dez minutos de voluntariado recebe-se um “gooder”, ou seja, uma hora equivale a 6 gooders. Mas a moeda assume diferentes valores para cada parceiro. Neste momento a Dott, por exemplo, está a oferecer 5€ de desconto no shopping online porquês por cada 10 gooders. Já no caso da ProdTo, cada 5 gooders valem 5€ de desconto.

O objetivo é criar um espaço onde voluntários, ONG’s e marcas se juntam em nome da responsabilidade social – um esforço conjunto que representa benefícios reais para todos os participantes na economia social. Qualquer utilizador se pode registar na Gooders, sejam voluntários que já colaboram com as 400 organizações que estão associadas ao projeto, sejam novos voluntários que podem ver recompensada a sua dedicação.

À frente da Gooders em Portugal está Pedro Borges, profissional com larga experiência no mercado financeiro tendo passado pela Go Bulling e pela Orey Financial. Nos últimos anos liderou o Saxo Bank no Brasil, além de ter sido fundador de várias start-ups no mercado brasileiro como a Carlicity, intermediária para publicidade em veículos móveis, e outras empresas na área de formação de projetos de criptomoedas e blockchain.

“Portugal é um país solidário e temos mais manifestações de voluntariado do que muitos países desenvolvidos. Temos um povo que sabe bem acolher e cuidar e por isso faz todo o sentido criar um sistema de retorno para as pessoas que dedicam horas da sua vida a causas”, explica Pedro Borges.

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

CGD Caixa Geral de Depósitos

Caixa Geral de Depósitos abriu inscrições para o Open Days Caixa 2024

A Caixa Geral de Depósitos – CGD é um grupo bancário português com altos padrões …