A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E. P. E. (IGCP), tem por missão, nos termos do n.º 1 do artigo 5.º dos respetivos estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 200/2012, de 27 de agosto, a gestão, de forma integrada, da tesouraria, do financiamento e da dívida pública direta do Estado.
No desempenho da sua missão, compete ao IGCP, designadamente, negociar e contratar, em nome e em representação da República Portuguesa, os empréstimos e as operações financeiras de gestão da dívida pública, proceder à aplicação das disponibilidades da tesouraria do Estado, realizar as operações relacionadas com recebimentos, pagamentos e transferências de fundos, desenvolver e implementar as infraestruturas informáticas e os sistemas de informação de suporte à gestão da tesouraria do Estado, prestar serviços bancários a todas as entidades e serviços sujeitos ao principio da unidade da tesouraria do Estado e gerir a rede de cobrança de receitas do Estado.
A dimensão que hoje representam as três grandes áreas de atuação do IGCP (dívida pública e tesouraria, retalho e aforro e empresas públicas e fundos autónomos) é evidenciada por alguns números particularmente significativos como, por referência ao ano de 2023, o do stock da dívida direta do Estado (296 mil milhões de euros), o número de clientes corporate (1500), e o número de aforristas (quase um milhão).
Oferta – REC-003/2025 – ECN | Técnico Economista – Lisboa
Funções
- Acompanhamento, compilação e reporte de informação relativa ao financiamento, dívida direta do Estado e respetivos encargos;
- Análise da conjuntura macroeconómica nacional e internacional e dos mercados financeiros;
- Investigação de modelos de previsão de variáveis macroeconómicas e financeiras;
- Preparação de informação para resposta a investidores e agências de rating;
- Preparação de cenários de previsão de fluxos financeiros e orçamentais.
Requisitos
- Licenciatura/Mestrado em Economia, Finanças ou similares;
- Recém-licenciado ou experiência profissional de 1 a 2 anos;
- Bons conhecimentos e interesse por macroeconomia, finanças públicas e mercados financeiros, em particular do mercado de taxas de juro;
- Bons conhecimentos de Econometria de séries temporais e análise estatística
- Domínio das ferramentas do MS Office;
- Conhecimentos de ferramentas de análise de dados e Business Intelligence;
- Conhecimentos de contabilidade pública e contabilidade nacional serão valorizados;
- Organização pessoal, capacidade de planeamento e de cumprir prazos exigentes e rigor;
- Capacidade de comunicação (oral e escrita) de forma clara, precisa e eficiente;
- Domínio da Língua Inglesa, falada e escrita;
- Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa.
Vencimento
- Oferece-se remuneração ajustada à qualificação e experiência do candidato (o IGCP aplica o ACT do setor bancário, exceto no que respeita ao crédito à habitação).
Candidaturas
Envie o seu curriculum vitae através de email para recrutamento@igcp.pt até dia 01/06/2025 com indicação Ref.ª REC-003/2025 – ECN.