IGEC Inspeção-Geral da Educação e Ciência

Inspeção-Geral da Educação e Ciência está a recrutar Inspetor-Geral

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência – IGEC exerce a sua atividade no âmbito da educação pré-escolar e da educação escolar, incluindo as suas modalidades especiais e de educação extraescolar, junto dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública – incluindo os respetivos agrupamentos e centros de formação de escolas – e das redes privadas, cooperativa e solidária.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência tem competência para intervir no sistema educativo, especificamente nos estabelecimentos da educação pré-escolar, dos ensinos básico, secundário e superior, bem como nos serviços da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação.

Compete-lhe acompanhar, controlar, auditar e avaliar, nas vertentes técnico-pedagógica e administrativo-financeira, as atividades da educação pré-escolar, escolar e extraescolar, das escolas e dos estabelecimentos de educação e ensino das redes pública, particular e cooperativa, e solidária, bem como dos estabelecimentos e cursos que ministram o ensino do Português no estrangeiro. Compete-lhe ainda inspecionar e auditar os estabelecimentos de ensino superior.

No âmbito do apoio técnico, compete-lhe propor e colaborar na preparação de medidas que visem a melhoria do sistema educativo; apoiar, pedagógica e administrativamente, os órgãos dos estabelecimentos de educação e ensino e representar a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação nas estruturas de inspeção das escolas europeias.

Oferta – Inspetor-Geral – Lisboa

Área de formação preferencial ao perfil

  • Ciências da Educação/Administração Educativa.

Área de especialização preferencial ao perfil

  • Doutoramento nas áreas de formação atrás referidas.

Outros fatores preferenciais

  • Exercício de cargos de direção superior;
  • Capacidade de liderança e organização;
  • Capacidade de expressão escrita e oral;
  • Conhecimento da administração educativa e do regime jurídico das instituições de ensino superior;
  • Conhecimentos no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da gestão de processos;
  • Capacidade de representação institucional a nível nacional e internacional.

Experiência profissional preferencial

  • Experiência na gestão e administração de organizações, preferencialmente de escolas/instituições do ensino superior e/ou consultadoria, acompanhamento e monitorização de projetos nas áreas do currículo, da autonomia e flexibilidade curricular, da promoção do sucesso escolar, da educação inclusiva e de inovação pedagógica.

Remuneração

  • 3.778,97 € (vencimento base) + 787,38 € (despesas de representação).

Requisitos de admissão

  • O procedimento concursal está aberto a todos os cidadãos nacionais, no uso dos seus direitos civis;
  • Constitui requisito legal de admissão ao procedimento concursal ter a licenciatura concluída há pelo menos 10 anos, até à data de abertura do procedimento concursal, conforme disposto no n.º 1 do artigo 18.º do EPD. No caso de a licenciatura ter sido obtida no estrangeiro deverá ser reconhecida em Portugal, de acordo com a legislação em vigor, até à data de abertura do procedimento concursal;
  • Constitui requisito legal de admissão ao procedimento concursal a declaração de aceitação da Carta de Missão;
  • Constitui requisito legal de admissão ao procedimento concursal a declaração de que não se encontra em situação de incompatibilidade e/ou impedimento para o exercício do cargo.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Património Cultural

Património Cultural está a recrutar na área da Contratação Pública

O Património Cultural I.P. é responsável pela gestão do Património Cultural em Portugal Continental. As …