O Instituto Nacional de Estatística, IP (INE) tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da atividade estatística nacional.
A sua missão é tanto mais exigente quanto sujeita a permanente evolução. Para se manter relevante, a informação estatística, enquanto retrato da realidade, tem de saber acompanhar as constantes mudanças a que essa realidade está sujeita, detetando novas necessidades, fazendo opções sobre o que, a cada momento, importa medir.
As operações estatísticas do Instituto são realizadas de acordo com padrões internacionalmente estabelecidos de forma a garantir a sua qualidade, sendo os seus resultados disponibilizados em simultâneo a toda a sociedade.
O Instituto Nacional de Estatística delega em outras entidades nacionais parte da atividade estatística do País, assumindo o objetivo de promover a coordenação dessa atividade e de facilitar o acesso universal a toda a informação produzida.
Oferta – Diretor/a de Núcleo Local de Recolha – Lisboa
Funções
Para além das competências inerentes ao cargo, constantes do n.º 2 do artº 8º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, competem ao Diretor/a do Núcleo Local de Recolha – Lisboa do Serviço de Inquéritos por Entrevista do Departamento de Recolha e Gestão de Dados, designadamente:
- Assegurar a recolha de dados e a análise de microdados das operações estatísticas sob a responsabilidade do serviço;
- Assegurar a coordenação regional ou nacional da recolha e análise de microdados dos projetos em função do respetivo nível de responsabilidade atribuído ao núcleo;
- Definir e gerir, em articulação com o/as Diretor/a de Serviço envolvidos, os níveis de serviço de recolha, tratamento e análise de microdados junto das unidades orgânicas de matéria, nas operações estatísticas sob a responsabilidade do núcleo;
- Colaborar na definição de estratégias de implementação de modos mistos de recolha;
- Colaborar no desenvolvimento de soluções integradas para a análise de coerência de microdados;
- Participar na criação da Infraestrutura Nacional de Dados do INE.
Perfil
- Formação superior em Estatística, Matemática, Economia, Gestão, ou outras relacionadas com o cargo;
- Experiência profissional relevante, tendo em conta o conteúdo funcional do cargo;
- Capacidade de liderança e de orientação para resultados;
- Capacidade de planeamento e de organização;
- Elevado nível de competências relacionais e capacidade para influenciar e motivar os colaboradores para os objetivos do serviço e atividades interdepartamentais, estimulando a sua iniciativa e sentido de responsabilidade;
- Elevado nível de resiliência;
- Espírito de iniciativa e inovação;
- Bons conhecimentos de inglês;
- Conhecimentos consolidados sobre o processo de produção estatística;
- Conhecimentos dos Sistemas Estatísticos Nacional e Europeu.
Remuneração
- 2.174,64€ (14 meses)
Suplemento Remuneratório
- 869,86€ (12 meses)