O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) é um organismo público integrado na administração indireta do Estado, sob a tutela do Ministério da Saúde, dotado de autonomia científica, técnica, administrativa, financeira e património próprio.
Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge (Porto, 1858 – Lisboa, 1939), como braço laboratorial do sistema de saúde português, o Instituto Ricardo Jorge desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.
O Instituto Ricardo Jorge dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas Doutor Francisco Cambournac).
Dirigido por um Conselho Diretivo, composto por um Presidente, Fernando de Almeida, e um vogal, Cristina Abreu Santos, os recursos humanos ultrapassam atualmente as 400 pessoas, das quais mais de metade com formação universitária, incluindo 60 com o grau de doutor ou equivalente.
Oferta – Aviso nº 2128/2020
Procedimento concursal para o preenchimento de um posto de trabalho com vínculo jurídico de emprego público, por tempo indeterminado, na categoria de técnico superior para o exercício de funções no Museu da Saúde do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Caraterização do posto de trabalho
As funções a desempenhar enquadram-se no âmbito das competências inerentes ao Museu da Saúde, conforme previsto no artigo 50º do Regulamento nº 329/2013, de 28 de agosto, nomeadamente:
- Trabalho de museologia aplicada a coleções e acervos da saúde incluindo o inventário e a construção de narrativas e preparação de exposições.
- Preparação de publicações na área da museologia.
- Visitas guiadas a exposições e preparação e acompanhamento de atividades para vários públicos.
- Preparação de candidaturas a financiamento.