Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
IPMA

IPMA está a recrutar Investigador Principal

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, I. P., prossegue atribuições do Ministério do Mar, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.

A definição das orientações estratégicas e a fixação de objetivos para o IPMA, I. P., bem como o acompanhamento da sua execução, são articulados entre os membros do Governo responsáveis pelas áreas do mar e da ciência.

O IPMA, I. P., é o laboratório de Estado que tem por missão promover e coordenar a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a prestação de serviços no domínio do mar e da atmosfera, assegurando a implementação das estratégias e políticas nacionais nas suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, sendo investido nas funções de autoridade nacional nos domínios da meteorologia, meteorologia aeronáutica, do clima, da sismologia e do geomagnetismo.

Assume o IPMA as responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios do mar e da atmosfera, concentra os seus esforços de investigação em projetos que revertam para aplicações diretas com utilização na atividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores, quer a oferta revista um carácter comercial, quer de serviço público e em particular, neste caso, com a preocupação orientada para a salvaguarda de pessoas e bens.

Oferta – Investigador Principal – Lisboa

Funções

  • Na sequência da experiência adquirida no ESA CCI, CGLS e CAMS e com base na cooperação com as principais instituições europeias de investigação e com o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, o investigador contribuirá para novos serviços climáticos desenvolvidos no âmbito do Copernicus;
  • O objetivo é ainda o de explorar missões passadas, atuais e futuras para obter cubos de dados climáticos que forneçam informação para avaliar as mudanças no Sistema Terrestre e melhorar a modelação dos processos de superfície;
  • Igualmente pretende-se desenvolver novas cadeias de processamento para a Terceira Geração Meteosat e para a segunda geração de satélites polares (EPS-SG, com uma estação terrestre em Santa Maria, Açores).

Habilitação Literária

  • Doutor nas áreas de ciências da terra, ciências do ambiente e relacionadas ou área afim.

Remuneração

A remuneração base ilíquida mensal a auferir é de € 3.644,34, entre os níveis 61 e 62 da tabela remuneratória única, aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de dezembro – atualizada pelo Decreto-Lei n.º 109-A/2021, de 7 de dezembro.

À remuneração mensal acrescem subsídios de férias e de natal, bem como o subsídio de alimentação, no valor e com as condições previstas para trabalhadores com uma relação jurídica de emprego pública.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

Veja também

BPI

BPI está a recrutar para a Direção inContact

O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca …