Museu Bordalo Pinheiro
Imagem/Foto ©

Museu Bordalo Pinheiro está a recrutar Técnico Superior

O Museu Bordalo Pinheiro tem como missão preservar, estudar, documentar e divulgar a obra de Rafael Bordalo Pinheiro. Nascido em 1916, fruto da visão e do empenho do colecionador Ernesto Cruz Magalhães, o Museu assegura o acesso à obra do artista, oferecendo uma programação regular de exposições e atividades diversificadas.

O Museu tem origem na importante coleção bordaliana reunida por Arthur Ernesto Santa Cruz Magalhães (1864-1928). Além de colecionador, Cruz Magalhães foi poeta, panfletário, crítico e humorista, e um admirador incondicional da obra de Rafael Bordalo, tendo fundado um museu em homenagem ao artista, que dirigiu até à morte. Data de 1913 a encomenda do projeto para a moradia do Campo Grande ao arquiteto Álvaro Augusto Machado (1874-1944), onde virá a ser instalada a coleção.

O Museu Bordalo Pinheiro abre ao público a 6 de agosto de 1916, ainda confinado ao primeiro andar, mas, em 1922, sofrera já as remodelações que o dotariam de novas salas expositivas. Nesta data era significativo o número de atividades de divulgação da obra do artista, entre exposições temáticas, conferências, a criação do Grupo de Amigos Defensores do Museu.

O Museu Bordalo Pinheiro reúne uma Biblioteca e uma Coleção notáveis em torno da obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro e do seu filho, Manuel Gustavo, sendo de destacar as seguintes tipologias: Desenho, Gravura, Pintura, Cerâmica, Azulejaria, Equipamentos e utensílios, Fotografia e Documentação.

Oferta – Técnico Superior – Lisboa

A EGEAC / Museu Bordalo Pinheiro procura uma pessoa para integrar a sua equipa e que ficará integrada na categoria profissional Outros Técnicos Superiores, e que reportará à Direção.

Funções

  • Realizar e efetuar estudos de natureza técnico-científica no âmbito da área de investigação, da produção de conteúdos e exposições, divulgação e comunicação do património cultural, tendo a em vista a fundamentação de tomada decisões;
  • Propor ações a desenvolver dentro da sua área de formação ou experiência profissional;
  • Participar em reuniões relativas à conceção, desenvolvimento e implementação de projetos;
  • Planificar, conceber, propor e executar medidas, ações e projectos relacionados com as a atividade do Museus, nas áreas de ações de investigação, produção de conteúdos e exposições e divulgação;
  • Aplicar regulamentação de carácter técnico e executa medidas, acções ou projectos na área expositiva;
  • Desenvolver a imagem gráfica para publicações e merchandising do Museu;
  • Coordenar ações na área de design, produção de conteúdos e exposições, utilizar e adaptar métodos e processos técnico-científicos adequados aos objectivos definidos.

Perfil

  • Formação compatível com a função (Belas Artes, Design, Estudos Artísticos, Museografia, Arquitetura);
  • Experiência mínima de 2 anos em funções que integrem a montagem de exposição e/ou a coordenação e planeamento de trabalhos: projetos de disposição, colocação, uso de ferramentas e dispositivos adequados, manuseamento adequado de obras, embalamento e conservação preventiva;
  • Experiência mínima de 2 anos em funções similares (atividades museológicas, investigação, produção de conteúdos e produção de exposições);
  • Domínio da língua portuguesa falada e escrita;
  • Domínio das ferramentas Microsoft Office e Adobe Creative Cloud (Illustrator, Photoshop, inDesign) preferencial;
  • Proficiência em inglês (conhecimentos de francês e espanhol serão considerados como majoração);
  • Elevadas competências de relacionamento interpessoal;
  • Elevado sentido de responsabilidade.

Condições contratuais

  • Contrato trabalho termo incerto (substituição de pessoa ausente);
  • Horário de trabalho: 35 horas semanais de 2ª a 6ª fª, das 9 horas e trinta minutos às 13 horas e das 14 horas e trinta minutos às 18 horas;
  • O valor bruto de remuneração mensal é de €1541,06 a que acresce, subsídio de refeição e subsídios de férias e de Natal.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Nota: O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afiliação com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Sobre Equipa E2

e2
A Equipa E2 é formada pelo João e Ana, profissionais com Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e mais de 15 anos de experiência prática nas áreas de Recrutamento e Seleção. Com um profundo conhecimento do mercado de trabalho em Portugal, fundaram em 2013 o portal E2 Emprego e Estágios, hoje reconhecido como uma das principais plataformas nacionais de divulgação de ofertas de emprego e estágio em múltiplos setores.