A NAV Portugal tem como missão garantir a prestação segura e eficiente de Serviços de Navegação Aérea, contribuindo para a criação de valor e bem-estar da sociedade, desempenhando assim um papel vital no sector da aviação.
A NAV exerce a sua atividade em Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. A Sede da Empresa encontra-se junto ao Aeroporto de Lisboa, tal como o Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa e o Centro de Formação da NAV. Na Região Autónoma dos Açores, concretamente na ilha de Santa Maria, está situado o Centro de Controlo Oceânico.
Para além de dois Centros de Controlo, a NAV Portugal conta ainda com infraestruturas para a prestação de serviços de tráfego aéreo nas Torres de Controlo de Lisboa, Cascais, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores.
Para a plena concretização da missão de Controlo de Tráfego Aéreo, a NAV Portugal detém igualmente um vasto conjunto de equipamentos e instalações (estações radar, rádioajudas e comunicações) em vários pontos do Continente e Regiões Autónomas.
O sistema de gestão de tráfego aéreo Oceânico em Santa Maria e a entrada faseada em serviço de uma nova geração de sistemas de gestão de tráfego aéreo em Lisboa têm sido passos determinantes para manter a NAV Portugal na vanguarda dos prestadores de serviços de navegação aérea.
Oferta – Refª 05/DIPRAQ/2025 | Técnico/a Superior | Regulamentação ICAO, EU e Documentação Operacional – Lisboa
A Direção de Informação, Procedimentos Aeronáuticos e Qualidade (DIPRAQ) está a contratar um/a Técnico/a Superior – Regulamentação ICAO, EU e Documentação Operacional para integrar a sua missão de assegurar a conformidade com a regulamentação em vigor, definir e harmonizar procedimentos operacionais, gerir e disponibilizar informação aeronáutica, dinamizar os sistemas de gestão da qualidade e integrar a segurança e saúde no trabalho no Sistema de Gestão Integrado da NAV Portugal, garantindo também o suporte à prestação de serviços à aviação não tripulada.
Funções
- Participar na elaboração do Manual dos Serviços de Tráfego Aéreo;
- Colaborar no processo de atualização e validação dos Manuais Operacionais dos órgãos de controlo das FIR de Lisboa e Santa Maria;
- Colaborar na análise de matérias operacionais com vista à produção de pareceres técnico/operacionais;
- Participar na atualização e validação das Cartas de Acordo e de Operação;
- Contribuir para a implementação de normas e mecanismos tendentes à uniformização dos procedimentos operacionais;
- Participar nos processos de análise de documentação operacional com vista ao cumprimento dos requisitos operacionais.
Requisitos
- Formação Superior reconhecida por entidade nacional;
- Ter exercido as prerrogativas conferidas por uma licença de Controlo de Tráfego Aéreo, de Técnicos de Informação e Telecomunicações Aeronáuticas, Piloto de linha aérea ou Agente de Informação de Tráfego Aéreo de Aeródromo;
- Conhecimentos de inglês, escrito e falado, ao nível de utilizador independente, nível B2, de acordo com o Quadro Europeu
- Comum de referência para as línguas ou equivalente;
- Conhecimentos Informáticos em Microsoft Office, na ótica do utilizador.
Valoriza-se
- Experiência académica ou profissional comprovada na utilização de documentação ICAO (International Civil Aviation Organization), EU (União Europeia), ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil);
- Conhecimentos sobre a regulamentação aplicável ao sector aeronáutico.