Parques de Sintra
Imagem/Foto

Parques de Sintra está a recrutar Assistentes de Investigação – História

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade (1995).

A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização dessa Paisagem, tendo o Estado Português entregado a esta sociedade a gestão das suas principais propriedades na zona. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

A Parques de Sintra tem, entre outras missões, a de gerir os mais importantes valores naturais e culturais situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz: o Parque e o Palácio da Pena, os Jardins e o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o Jardim e o Chalet da Condessa d’Edla e, desde 2012, os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz e a Escola Portuguesa de Arte Equestre sediada nos Jardins históricos de Queluz, – e com apresentações no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda (Belém).

A gestão destas propriedades envolve a sua recuperação, requalificação, revitalização, conservação, investigação, divulgação e exploração, abrindo-as à fruição pública e potenciando a sua valência turística.

Oferta – Assistentes de Investigação (História) – Sintra, Lisboa

Encontra-se aberta, de 1 a 30 de abril, a chamada para apresentação de candidaturas para a contratação de 2 (dois) Assistentes de Investigação, em regime de prestação de serviços, no âmbito do projeto de investigação e museografia “O Paço das Rainhas”, para o período de 14 de junho de 2023 a 14 de dezembro de 2024.

Plano de Trabalhos

Ao longo de dezoito meses, os prestadores de serviço darão apoio à equipa do palácio na realização de tarefas de investigação e museografia com vista à implementação de uma nova exposição de longa duração nos antigos aposentos das rainhas e damas. Um(a) dos(as) assistentes de investigação dedicar-se-á ao período tardo-medieval (séculos XV-XVI) e o(a) outro(a) ao início da era moderna (séculos XV-XVI), devendo essa preferência ser indicada aquando da candidatura. Ambos assistentes de investigação ficarão responsáveis por:

  • Preparar, desenvolver e implementar um plano de investigação individual dentro da sua área de especialização;
  • Participar em reuniões de trabalho sobre o projeto museográfico para os aposentos femininos do PNS;
  • Organizar uma Escola de Verão em 2024;
  • Elaborar, individualmente ou em equipa, um artigo científico para publicação, com revisão por pares, dedicado a Espaços Femininos no PNS;
  • Realizar um relatório interno individual com resultados de investigação (10.000 palavras).

Habilitações e competências

  • Mestrado em História, Museologia, Arquivística ou Património;
  • Competências demonstradas ao nível da investigação histórica;
  • Conhecimentos de paleografia medieval e/ou moderna;
  • Compreensão das línguas portuguesa e inglesa (leitura);
  • Competência de escrita académica em português, inglês ou castelhano.

Fatores preferenciais

  • Experiência em projetos de investigação;
  • Formação em diferentes instituições académicas;
  • Percurso internacional dos candidatos;
  • Experiência na organização de eventos académicos ou similares.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Brink's

Brink’s está a recrutar em Portugal

A Brink’s Company (NYSE:BCO) é um fornecedor líder mundial de gestão de dinheiro e valores, …