8 Ferramentas para Melhorar a Comunicação Interna nas Empresas

Do desenvolvimento de software ao fator humano: os desafios da comunicação interna numa empresa

A otimização dos processos internos numa empresa é essencial. Quanto menos gastos uma empresa tem para desenvolver um produto / serviço, mais possibilidades tem de enfrentar a concorrência em condições de vantagem. O desenvolvimento de software tem sido fundamental para agilizar esses processos mas tão importante quanto isso é a forma como a comunicação interna das empresas é posta em prática.

Há, para além do progresso tecnológico resultante do desenvolvimento de software, uma dimensão humana nos campos da liderança e estratégia para a qual é preciso olhar. Mais organização resulta em melhores canais de comunicação, maior estímulo para a persecução dos objetivos comuns e melhores resultados. Identificámos 8 ferramentas para ajudar a sua empresa.

Descubra 8 Ferramentas para Melhorar a Comunicação Interna das Empresas

1. Softwares de gestão

Há imensas possibilidades no capítulo do desenvolvimento de software de gestão, desde a comunicação, passando pela gestão financeira, marketing, gestão de projetos e CRM. Estes permitem automatizar algumas tarefas, alocando esses recursos humanos ao serviço de outros departamentos. Resultados? Mais organização, eficiência e produtividade!

2. Intranet

A intranet é uma rede privada que divulga informação para a empresa e para os seus colaboradores. Através desta, é possível partilhar informações relevantes sobre a empresa, integrar sistemas de software existentes, gerir os recursos humanos, facilitar o trabalho em grupo, e aceder de forma segura à internet, bem como comunicar com fornecedores externos.
No mundo dos negócios, comunicação é tudo e o desenvolvimento de software que levou à criação da intranet desenvolveu o sistema perfeito.

3. Motivar a equipa

Tão importante como o desenvolvimento de software é o desenvolvimento pessoal. A motivação é importante nas empresas e há várias formas de a comunicar através de uma cultura de participação. Exemplo disso é usar um mural de recados para que os colaboradores possam deixar sugestões; outra é a criação de um espaço de gaming, onde todos possam conviver. Atividades de team builduing, criação de fóruns nas redes sociais, ações de formação, participação em palestras, cursos e workshops têm também impacto no desempenho dos funcionários. Fomentam o espírito de grupo, valorizam o bem-estar do individuo e capacitam-no também para cumprir melhor as suas funções.

4. Método OKR

A sigla OKR significa Objetivos e Resultados-Chave e ganhou notoriedade com o seu uso pela Google. Simples, flexível e expedito, esse método de gestão é hoje muito utilizado por várias empresas de sucesso, sendo possível aplica-la independentemente da estrutura da sua organização.

O seu objetivo principal é alimentar o engajamento entre colaboradores e aumentar a produtividade. O método OKR é um conjunto de objetivos relacionados entre si que podem ser dimensionados à escala individual ou coletiva.

5. Vídeo corporativo

O vídeo é um aliado da comunicação interna das empresas. Possibilita, por exemplo, fazer live streaming entre diferentes filiais da empresa, economizando tempo e dinheiro, permitindo transmitir informações importantes como mensagens da administração e acompanhar o lançamento de novos produtos ou serviços. É uma forma simples de comunicar dentro da empresa, não só através de videochamadas, como também com a edição de vídeos profissionais sobre a mesma.

6. Home Office

A transformação digital tem trazido ideias novas e positivas às empresas. O trabalho remoto é um caso paradigmático. Uma das razões que tem levado as empresas a aderirem ao home office são as vantagens a nível de produtividade e a redução de custos operacionais. Para além disso, ao passar a ter mais liberdade para gerir o seu tempo, o colaborador fica mais motivado para alcançar resultados.

7. Aplicações mobile

Atualmente, quase todas as pessoas têm smartphones e as aplicações são um dos resultados do desenvolvimento de software que se tem verificado. As aplicações para empresas são uma solução que oferece mobilidade, podendo ser acedidas em qualquer lado e a qualquer altura.

Com uma aplicação podem criar-se tarefas, construir equipas, publicar informações e atualizações do trabalho realizado.

8. Monitorizar as ações

Nada disto será possível se não houver uma monitorização permanente dos resultados das ações de melhoria implementadas. Esta permite identificar falhas e fazer ajustes. Reúna-se com os seus colaboradores – dê e peça feedback. Reconheça quando o trabalho foi bem feito e onde pode haver melhorias. Todos ganham.


Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

error: