Desconfia de anúncios de emprego anónimos? Por vezes podem esconder boas oportunidades de trabalho

A maioria dos anúncios de emprego identificam o empregador, mas há casos em que essa referência pode ser legitimamente escondida. Ângela Parreira, associate director da Ray Human Capital explica porque não deve desconfiar de tudo e todos.

Algumas das razões que podem legitimar a utilização do anonimato num anúncio:

1. Evitar a fuga de informação para o mercado. A colocação de um anúncio anónimo pode ter como objetivo evitar tornar público para o mercado e para a concorrência direta alguma necessidade e/ou fragilidade que a empresa possa enfrentar como consequência da saída de determinado profissional da empresa, pretendendo desta forma realizar a substituição com o mínimo de “ruído” para o exterior;

2. Políticas internas da empresa. Muitas das empresas de grande dimensão, nomeadamente multinacionais, deparam-se com indicações precisas dos seus headquarters de que o processo deve decorrer com o maior sigilo possível. Ao não se candidatar pode estar a perder a sua oportunidade de ouro!

3. Manter a confidencialidade e estabilidade interna. A opção pelo anonimato pode estar relacionada com o facto de a oportunidade ainda não estar divulgada internamente ou não estar ainda divulgada a saída de um elemento da empresa. Nesse contexto ao não divulgar a oportunidade, evita-se assim alguma instabilidade interna. Este aspeto é tão mais usual quanto maior o nível de responsabilidade associado à função em causa.

4. Evitar as pressões / referências. Algumas empresas, pela sua dimensão e posicionamento de mercado, são alvo de pressões e processos de referenciação de candidatos, nem sempre ajustados ao perfil pretendido. O anonimato protege a empresa dessas situações, deixando-a mais liberta para escolher o candidato certo para a função.

A experiência diz-nos que a maioria das vezes as oportunidade divulgadas são reais, existindo justificações para que a empresa recrutadora não se identifique, sendo hoje em dia uma prática corrente e usual, nomeadamente quando se trata do recrutamento de quadros de topo, para garantir toda a confidencialidade do processo

Desta forma, analise com cuidado o conteúdo do anúncio e, em caso de o processo ser realizado por uma empresa de consultoria, avalie a credibilidade e a segurança que a mesma lhe transmite. Não deixe escapar uma oportunidade apenas pelo facto de se tratar de um anúncio anónimo, que se verifica ser cada vez mais usual.

Fonte: Dinheiro Vivo

Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

Sobre Equipa E2

Veja também

resolucoes novo ano

As 10 resoluções mais comuns na entrada de um novo ano

Eis-nos naquele momento formato “campanha eleitoral”. Do alto do nosso imaginário palanque, com um copo ...

error: