Banco BAI Europa
Imagem/Foto

Banco BAI Europa está a recrutar Técnico de Gestão de Riscos

O Banco BAI Europa, S.A. faz parte do Grupo Banco Angolano de Investimentos, um Grupo financeiro líder e de referência em Angola com uma vasta experiência junto dos grandes grupos empresariais do país, mas também atento às necessidades do segmento de particulares e na oferta de soluções inovadoras para apoiar as PMEs (Pequenas e Medias Empresas).

Estar mais próximo dos seus clientes e prestar serviços financeiros além-fronteiras, levou o Banco Angolano de Investimentos a abrir, em 1998, uma sucursal em Lisboa.

Com a mudança de estatuto jurídico de sucursal para filial nasce, em 1 de Setembro de 2002, o Banco BAI Europa, S.A. (BAIE), tendo como accionista o Banco Angolano de Investimentos.

Constituindo-se como uma instituição financeira de direito português, o Banco BAI Europa é regulado pelas normas do Banco de Portugal ao abrigo da legislação da União Europeia.

A partir de 4 de Novembro de 2014, tal como outras as instituições de crédito de Estados-Membros participantes na área do euro, o BAIE passou a estar sujeito à supervisão harmonizada do Mecanismo Único de Supervisão bancária (MUS) que integra o Banco Central Europeu e as autoridades nacionais competentes dos países participantes, de entre as quais o Banco de Portugal.

Oferta – Técnico Sénior de Gestão de Riscos – Lisboa

Este perfil terá como missão, contribuir para a aplicação efetiva do Sistema de Gestão de Riscos (SGR) através do acompanhamento contínuo da sua adequação e eficácia, bem como da adequação e eficácia das medidas tomadas na correção de eventuais deficiências, assegurando o cumprimento dos prazos e a qualidade do trabalho entregue, antecipando os Riscos financeiros e não financeiros do Banco.

Procura-se um perfil com Licenciatura ou Mestrado em Finanças, Economia ou Gestão, com uma experiência mínima de 5 anos preferencialmente com background de auditoria externa no sector financeiro ou consultoria financeira ou, em alternativa, em funções de Risco no sector bancário.

Principais responsabilidades

  • Desenvolver todas as actividades de foro regulamentar, nomeadamente, processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de auto-avaliação (Aviso n.º 3/2020), realizados em conjunto com as outras áreas de controlo do Banco;
  • Assegurar a preparação da informação de suporte necessária ao acompanhamento e monitorização dos riscos do Banco e realizar a respetiva apresentação dos dados aos reguladores, auditores externos e superiores hierárquicos;
  • Garantir o acompanhamento e a monitorização diária dos riscos financeiros e não financeiros do Banco;
  • Desenvolver, implementar e monitorizar, em articulação com a chefia, os processos internos de autoavaliação da adequação do capital interno (ICAAP), de autoavaliação da adequação da liquidez (ILAAP) e de testes de esforço.

Perfil

  • Experiência profissional mínima de 5 anos em funções similares;
  • Percurso académico em em Finanças, Economia ou Gestão;
  • Conhecimento dos processos de processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de auto-avaliação;
  • Bons conhecimentos de MS-Office, nomeadamente Excel e PowerPoint;
  • Capacidade de organização, planeamento, autonomia, proatividade;
  • Sentido de responsabilidade e orientação para o detalhe e rigor, sendo orientado a resultados.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Banco de Portugal

Banco de Portugal está a recrutar Técnico Especialista em Módulos Logísticos SAP

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e …