O BNP Paribas é um dos maiores bancos da Europa. Foi criado em 23 de maio de 2000 por meio da fusão do Banco Nacional de Paris com o Paribas. Juntamente com o Sociedade Geral e o Crédito Leonês (atualmente conhecido como LCL), é um dos três grandes bancos franceses e faz parte do índice CAC 40.
Com cerca de 28.000 colaboradores, em 50 países e em 4 continentes, é n.º1 na Europa e em Portugal. Está presente em Portugal desde 1985. Foi um dos primeiros bancos estrangeiros a operar em Portugal e, nas últimas três décadas, vem gradualmente consolidando a sua presença no mercado português.
O BNP Paribas apoia particulares, associações, empresários, PME, grandes empresas e clientes institucionais na concretização dos seus projetos, oferecendo-lhes serviços de financiamento, investimento, poupança e proteção.
Atualmente, o BNP Paribas tem várias entidades a operar em Portugal, oferecendo uma vasta gama de soluções financeiras integradas para apoiar os seus clientes e os seus negócios. Operando através de filiais e sucursais, cobre as áreas de negócio que constituem o núcleo da atividade do Grupo a nível mundial.
Oferta – Chief Conduct and Control Officer – Lisboa
Será responsável pela cobertura do quadro de riscos não financeiros em várias linhas de negócio, actuando simultaneamente como primeira linha de defesa e fazendo a ponte entre as operações/TI e a conformidade.
Responsabilidades
- Implementar e acompanhar o programa de Conduta dos Serviços de Valores Mobiliários para o métier, nomeadamente o reforço do quadro de controlo da Conduta no contexto do plano do Quadro de Remediação Financeira;
- Supervisionar e animar o quadro de controlo operacional para o métier (implementação e execução do plano de controlo, campanhas de autoavaliação do controlo do risco, acompanhamento das recomendações, monitorização de incidentes, certificação Volcker, etc.) Supervisionar e animar o quadro operacional de gestão do risco de terceiros, nomeadamente a aplicação das orientações da Autoridade Bancária Europeia;
- Desempenhar o papel de gestores do Comité de Novas Actividades (NAC), sendo responsável pela validação das novas actividades/transacções para o métier, incluindo acções de correção;
- Coordenar e animar a criação de uma torre de controlo para efeitos de informação regulamentar;
- Aceitar a criação de projectos transversais ad-hoc relacionados com a gestão do risco ou com a transformação do próprio CCCO e outras responsabilidades ad-hoc (responsável pela gestão de registos, nomeadamente financeiros);
- Criar e desenvolver uma equipa de coordenação de projectos responsável pela coordenação e/ou implementação de projectos relacionados com o controlo do Grupo e o CCCO, nomeadamente para reforçar a resiliência operacional e garantir a segurança dos pagamentos manuais.
Requisitos
- Licenciatura em Economia, Finanças, Contabilidade ou Direito;
- De 5 a 7 anos de experiência relevante em Operações Bancárias e Financeiras ou Compliance;
- Nível fluente (C1-C2) de inglês;
- Nível avançado de francês;
- Capacidade de colaboração/trabalho em equipa;
- Atenção ao pormenor/rigor;
- Boas capacidades de comunicação (oral e escrita);
- Capacidade de desenvolver e adaptar um processo;
- Capacidade de desenvolver e potenciar redes;
- Conhecimentos de custódia;
- Competências no pacote Office (nomeadamente em Excel, Word e PowerPoint).