Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
CGD Caixa Geral de Depósitos

Caixa Geral de Depósitos está a recrutar para a Área de Risco de Solvência

A Caixa Geral de Depósitos – CGD é um grupo bancário português com altos padrões de exigência e liderança que se refletem na capilaridade da sua presença nacional, assim como na escala internacional da sua estrutura – com especial incidência nos países de língua portuguesa e de destino da emigração.

É uma referência no setor financeiro português e, sendo reconhecida pelo seu contributo para a promoção da poupança, financiamento da economia, reforço da competitividade, inovação e internacionalização das empresas portuguesas, é uma peça fundamental para a estabilidade do sistema financeiro.

Enquanto líder do mercado, a procura de uma evolução equilibrada entre rentabilidade, crescimento e solidez financeira, sempre no quadro de uma gestão prudente dos riscos.

Foi criada pela Carta de Lei de 10 de abril de 1876, no reinado de D. Luís, sendo na altura Ministro da Fazenda Serpa Pimentel e presidente do 34º Governo Constitucional Fontes Pereira de Melo.

A Caixa Geral de Depósitos que hoje conhecemos é o culminar de uma evolução que se iniciou muito antes da sua fundação em abril de 1876, uma vez que o espírito que presidiu à sua fundação estava já presente nas atividades desenvolvidas por outras instituições (Depósito Público e Arcas dos Órfãos).

A CGD desenvolve a sua atividade numa ótica de banca universal, com todas as especializações de serviços financeiros, pelo que hoje os seus clientes dispõem de um Grupo internacional de serviço completo.

Oferta – Técnico de Risco – Área de Risco de Solvência – Lisboa

A Caixa Geral de Depósitos admite técnico(a) para o exercício de funções na Área Risco de Solvência da Direção de Gestão de Risco, em Lisboa.

Principais responsabilidades

  • Execução de Cálculos de Requisitos de Capital tanto numa ótica prudencial CRD/CRR (Capital Requirements Directive / Capital Requirements Regulation) como numa ótica de capital económico ICAAP (Internal Capital Adequacy Assessment Process);
  • Desenvolvimento de métodos e abordagens que respondam de forma eficaz aos desafios adicionais colocados à Área, desenvolvendo estratégias alternativas para dar resposta e mitigar o risco de solvência;
  • Avaliação da eficácia de controlos implementados pela 1ª linha de defesa, relativamente à informação referente ao cálculo das necessidades de capital;
  • Avaliação e monitorizar a adequação de capital interno (ICAAP) ;
  • Elaboração de relatórios periódicos de reporte internos e regulamentares em matéria de risco de solvência;
  • Participação em projetos transversais da Direção de Gestão de Risco, em particular, ICAAP, Plano de Recuperação, Apetite ao Risco, Testes de esforço, Identificação de Riscos.

Perfil

  • Formação Superior ao nível da Licenciatura e/ou Mestrado em Economia, Gestão, Finanças, Matemática, Engenharia ou área similar;
  • Bons conhecimentos Informáticos, na vertente de programação (SAS, Visual Basic, SQL ou outras) e conhecimentos avançados em Access, Excel, Word, Powerpoint;
  • Experiência profissional em banca, consultoria ou auditoria, preferencialmente nas áreas de risco;
  • Espírito de equipa, capacidade analítica e sentido crítico;
  • Capacidade de organização, adaptação, autonomia, rigor e exigência;
  • Domínio da língua inglesa, oral e escrita.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

Veja também

REN

REN está a recrutar Técnico Superior de Liquidação

A REN – Redes Energéticas Nacionais é a empresa que, em Portugal, gere as principais …