Casas de toras de campo: como fazer a instalação?

Sem surpresas, a ideia de construir uma casa de campo ganha vida quando o calor aparece e as pessoas começam a pensar num lugar acolhedor onde possam usufruir de umas férias de verão tranquilas. Contudo, com um pouco mais de investimento na construção, uma casa de toras pode ser facilmente adaptada para que possa também ser utilizada durante o inverno. Assim, não serve somente para os dias quentes de verão. Como fazer para criar um espaço para descansar durante todo o ano?

Escolher a madeira certa: metade do trabalho

Uma das razões mais comuns para optar por casas de toras de madeira como habitação, não é apenas a vertente natural da madeira, mas também as suas propriedades, as quais têm um impacto significativo no isolamento térmico da casa. Assim, as casas de toras de madeira para venda feitas de madeira de alta qualidade já asseguram um excelente microclima, oferecendo uma temperatura interior fresca e agradável durante o verão e quente durante o inverno.

wood

Pode dizer-se que a madeira mais frequentemente utilizada na construção de casas de verão adequadas para viver no nosso país é a madeira de coníferas: pinheiro, abeto, cedro ou pinho de cedro e larício. Obviamente que a escolha frequente destas espécies de madeira está sobretudo relacionada com a abundância das próprias árvores no nosso país, porém as suas características específicas também não podem ser ignoradas.

Por exemplo, a madeira de abeto possui uma resistência muito maior às diferenças de temperatura do que a madeira de pinho, razão pela qual o abeto é frequentemente escolhido para a produção de estruturas de construção. Contudo, a madeira de pinho respira melhor, resultando numa melhor permeabilidade ao ar e à humidade. Além disso, a sua densidade específica oferece melhores propriedades mecânicas, as quais serão interessantes para as casas de toras de madeira.

Relativamente ao tema principal desta secção do texto, o isolamento térmico, importa realçar que as casas de madeira fabricadas a partir de abeto terão um isolamento térmico pelo menos 10% melhor do que os pinheiros. A mesma casa feita de larício será 25 a 30% mais fria.

Se não pretender poupar muito nos materiais de construção, vale a pena sublinhar que a madeira de cedro vermelho canadiano e siberiano ultrapassa de longe as outras espécies de madeira em termos de propriedades isolantes. Graças à sua estrutura única, o cedro não só retém bem o calor como também limpa o ar interior e os micróbios que nele se encontram. Esta madeira tem também um coeficiente de compressão muito baixo, pelo que praticamente não cede à rotação longitudinal e transversal ou à retração. Por essa razão, devido à densidade extremamente baixa e ao elevado teor de ar na estrutura da madeira, o cedro tem a menor perda de calor em comparação com outros tipos de madeira.

No momento de selecionar de que tipo de madeira será construída a sua casa de campo, também vale a pena saber que, se possível, é importante ter em consideração a localização das árvores e a época do ano em que estas foram cortadas. Este ponto é importante porque, dependendo da floresta em que crescem (mista, densa, ou talvez numa colina, num pântano, ou na planície), a densidade geralmente difere.

O lugar onde as árvores cresceram é também importante para a resistência e durabilidade do edifício. Deve também ter-se em consideração que as árvores abatidas no inverno serão muito mais secas, razão pela qual a secagem da estrutura já montada é suscetível de evitar grandes deformações ou fendas relevantes. Também os danos causados por fungos ou roedores serão menos prováveis.

Como garantir um isolamento de qualidade na casa de toras de madeira?

Para que a casa de toras seja devidamente isolada, é necessário conhecer vários aspetos importantes antes de iniciar os trabalhos de isolamento. Este conhecimento ajudará a garantir a mais alta qualidade do isolamento.

Em primeiro lugar, é importante saber que é recomendável realizar todos os trabalhos de isolamento da casa de toras de madeira a partir do exterior, uma vez que isto contribuirá para reduzir a carga de temperatura nas paredes. Ou seja, a temperatura das paredes irá permanecer estável durante todo o ano.

É também importante frisar que o processo de isolamento de uma casa de toras de madeira a partir do interior não é muito funcional. Ao fazer o isolamento das paredes de uma casa que já foi construída, é por vezes necessário desmontar o chão. Para garantir que a casa de campo mantém o aspeto único que os troncos naturais oferecem, os trabalhos de isolamento podem também ser efetuados a partir do interior. Porém, neste caso, recomenda-se a utilização somente de materiais ecológicos, uma vez que esta é a única forma de manter um microclima saudável.

O segundo aspeto importante que deve compreender ao escolher materiais para o isolamento da sua casa de toras é a importância da condutividade térmica. Quanto mais baixo for o coeficiente, menos materiais de isolamento serão precisos, já que a condutividade acabará servir de resposta aos custos de aquecimento. É também relevante ter em conta que o material utilizado para isolamento é permeável ao vapor, ou seja, não “respira” e não deixa o vento passar. Trata-se de material que não acumula humidade, e é resistente ao crescimento dos próprios microrganismos.

O terceiro aspeto antes de iniciar qualquer trabalho de isolamento, é a importância de considerar que a casa de toras se irá deslocar durante pelo menos alguns anos após a construção. Dessa forma, sem um cálculo preciso deste processo, os materiais usados para o isolamento podem ficar danificados, o que significaria que todo o trabalho teria que ser feito novamente.

Quarto ponto a ter em conta: se a sua casa de toras de madeira não for nova, o primeiro passo antes de realizar qualquer trabalho de isolamento deve ser sempre uma inspeção cuidadosa. Isto significa que deve observar se a casa não tem danos estruturais.

Frisamos que deve analisar, não só as paredes e o chão do edifício, mas também o telhado. Tenha em conta que as janelas e as portas representam até 25% e por vezes até 30% da perda de calor. Por essa razão, ao investir no isolamento das paredes de uma casa de madeira, não deve tentar poupar na qualidade das janelas, portas e tetos.

Não é incomum que as casas de campo de madeira sejam isoladas sem se ter em conta os pontos pelos quais uma grande quantidade de calor escapa da casa, o que não possibilita um isolamento máximo. Assim, mesmo grandes investimentos em isolamento de paredes ou uma forte aposta em sistemas de aquecimento eficientes serão inúteis, se não se garantir a estanqueidade completa das casas de madeira.

Que materiais de isolamento escolher?

Antes de avançar com o trabalho de isolamento, vale a pena ter em conta que o isolamento de uma casa de toras de madeira não será certamente um trabalho barato e rápido. Também tenha em mente que a escolha dos materiais será importante para a qualidade do isolamento.

Provavelmente a opção mais popular da atualidade, quando se trata de escolher os materiais para o isolamento de uma casa de madeira é a espuma de poliéster. Quando se isolam casas de madeira desta forma, painéis especiais de poliéster são fixos diretamente na madeira. No entanto, embora devido à sua simplicidade, este método seja particularmente popular, a verdade é que não é a escolha que irá garantir a mais alta qualidade de isolamento (devido à falta de estanqueidade do material de poliéster).

Devido à sua grande qualidade e elasticidade, que é essencial para o isolamento térmico, o poliuretano é muito usado para o isolamento das casas de madeira. O isolamento com lã de pedra mineral é outra alternativa que oferece um melhor resultado do que a espuma de poliéster. No entanto, é importante ter em conta que, se escolher lã de pedra, necessitará de uma película adicional de polietileno para ajudar a absorver o vapor de água, o qual é negativo para as paredes.

poli

Qualquer que seja o método de isolamento ou o material selecionado, é relevante ter atenção relativamente aos coeficientes de transferência de calor U e à resistência térmica R. O critério de transferência de calor permitirá uma avaliação do isolamento térmico ou da quantidade de calor que pode entrar através da antepara do material isolante. Quanto mais baixo for o valor U, menos calor penetrará. Olhando para o coeficiente de resistência térmica, quanto mais alta for a resistência, mais quente será então a divisão.

Isolamento de casas de toras de madeira: porque não deve isolar somente as paredes?

No que diz respeito ao tópico do isolamento, a primeira associação que fazemos é normalmente as paredes da casa. No entanto, esta não é a única parte da casa que deve ser cuidada para manter um clima confortável no interior do edifício.

Em primeiro lugar, o chão frio pode ser designado como uma das principais causas do frio nas casas de campo de madeira. É importante frisar que estes problemas são normalmente difíceis de resolver colocando apenas tapetes. Assim, ao instalar o chão de uma casa de madeira, deve-se garantir que não se formam “pontes frias” no processo de isolamento. Por exemplo, se decidir utilizar poliuretano para o isolamento, a sua camada deve repousar sobre as paredes pelo menos 10 a 15 cm. As casas de toras de madeira com pavimentos isolados com poliuretano apresentam excelentes propriedades de isolamento, já que este material é homogéneo, não requer vedação adicional, e adere bem à camada isolante. Também permite obter um isolamento térmico mais elevado do que outros materiais isolantes.

Se preferir uma temperatura confortável na sua casa de campo durante todo o ano, também deve garantir um isolamento de alta qualidade do telhado. O telhado é a parte do edifício que protege as instalações de fatores externos tais como calor, frio, ou chuva. No entanto, um telhado sem vigilância ou com fugas geralmente causa uma das maiores perdas de calor, à medida que o ar quente do edifício sobe, até 30%, e por vezes mais calor é desperdiçado através do telhado.

Provavelmente, o material de isolamento mais usado para o isolamento do telhado é a lã mineral, que não só retém calor numa casa de madeira, mas também reduz bastante o consumo de energia térmica. É também importante mencionar que a escolha de casas com isolamento ecológico e sustentável terá um duplo benefício ambiental, dado que requerem menos energia e não utilizarão outros materiais para o isolamento. Assim, é especialmente importante encontrar uma forma fiável de impedir a fuga de ar quente através do telhado e das suas estruturas. O isolamento de telhado de alta qualidade irá contribuir para um ambiente interior mais acolhedor.

Que sistema de aquecimento escolher?

Não existe uma solução perfeita que se possa adaptar a todos os tipos de casas, por isso a resposta à questão de como aquecer uma casa de toras de madeira não é tão simples como pode parecer à primeira vista. A escolha do sistema de aquecimento pode ser determinada por muitos fatores. Por isso, as casas de madeira podem ser aquecidas de várias formas: lareira, aquecedor elétrico, ar condicionado ou sistema de aquecimento profissional.

Ao considerar como aquecer a sua casa de toras, deve considerar fatores como o tipo de construção da casa, isolamento, ou se irá usar muito a casa fora da altura do verão. Por exemplo, se não planeia utilizar a casa de férias durante todo o ano, não vale a pena investir em toda a área da habitação e num sistema de aquecimento de água.

Contudo, tenha em atenção que irá precisar de manter uma temperatura de entre 6 a 8° C durante todo o inverno para evitar que a água congele na canalização. Se pretende utilizar a casa apenas em certos períodos, pode escolher um sistema de aquecimento que não requeira grandes investimentos, mas assegure que será o suficiente para necessidades mínimas de aquecimento. Por exemplo, um aquecedor elétrico ou um ar condicionado aquece uma divisão de forma bastante rápida e eficiente: aparelhos de 70-80 W / m² devem ser suficientes para aquecer uma casa de madeira isolada em condições de inverno moderadas.

Para assegurar o mais alto nível de eficiência de aquecimento elétrico, pode usar termóstatos nos aquecedores, de forma a controlar a temperatura automaticamente. Dependendo da temperatura registada pelos sensores, o aquecimento liga-se ou desliga-se automaticamente. Isto reduz custos e torna o sistema mais eficiente.

Outra opção de aquecimento, provavelmente a mais comum, é uma lareira, que garante o aquecimento eficiente do edifício e pode ser utilizada apenas quando necessário. Se fornecer um sistema de distribuição de calor adicional em todas as divisões irá aquecer toda a casa de forma bastante rápida e barata. A maior desvantagem é que quando a lareira se extingue, as divisões arrefecem de forma muito rápida, por isso, se escolher esta opção de aquecimento, deve optar por um excelente nível de isolamento da habitação.

Finalmente, quem procura a forma mais eficiente de aquecer uma casa de toras, a longo prazo, deve ponderar a opção por um sistema de aquecimento profissional. Esta solução não só permitirá manter a temperatura desejada da casa em qualquer altura do dia, como também garantirá que toda a casa seja aquecida de forma uniforme, incluindo o sistema de água, evitando assim o problema de congelamento no inverno.

Empregos e estágios perto de si [Ver ofertas]

Veja também

Aluguer de veículos para empresas e trabalhadores independentes, uma opção popular

A mudança de paradigma no mercado automóvel levou à popularização de alternativas à compra de …