Como dar exemplos das suas capacidades numa entrevista de emprego

Impressionar um recrutador não é tarefa fácil. Para além de controlar os seus nervos, também tem que descobrir o que dizer numa entrevista de emprego que poderá fazer destacar-se dos outros candidatos.

Uma das melhores maneiras de se diferenciar, no entanto, é fornecendo evidências tangíveis de suas capacidades. Isso significa contar histórias realmente boas.

Os recrutadores ouvem declarações genéricas repetidas várias vezes:

  • “Eu tenho fortes capaciades de comunicação.”
  • “Sou auto-motivado.”
  • “Sou bom a gerir o meu tempo.”
  • “Eu tenho excelentes capacidades de liderança.”
  • “Eu trabalho bem com os outros.”

Infelizmente, declarações genéricas não vão impressionar um entrevistador, diz Todd Cherches, CEO e co-fundador da empresa de consultoria de liderança BigBlueGumball. Uma abordagem melhor é oferecer exemplos específicos de suas realizações de trabalhos anteriores que demonstarm as suas capacidades.

Exemplos

Foco nos resultados

Mau: “Sou um excelente comunicador.”

BOM: “Sou um comunicador forte. Na minha última função, para melhorar a comunicação no meu departamento, iniciei reuniões semanais de stand up onde nenhum tópico estava fora dos limites. Tornou-se um veículo para eliminar redundâncias, promover melhores práticas e melhorar a moral da equipa.”

Quantificar as suas conquistas

Mau: “Sou muito motivado”

BOM: “Sou altamente motivado. Na verdade, recentemente, o nosso software de gestão não permitia a elaboração de relatórios sofisticados que precisávamos de fazer. Tomei a iniciativa de fazer algumas pesquisas e encontrei uma solução barata e que poderia ser implementada em duas semanas.”

Mostre como o seu cérebro funciona

Mau: “Tenho boas capacidades de gestão do tempo.”

BOM: “Sou um gestor de tempo excepcional. O meu trabalho exige ficar a par de vários assuntos, então faço planos numa base mensal, semanal e diária. Uso software de gestão de projetos para garantir que a minha equipa está a acompanhar os prazos estipulados.”

Veja o panorama geral

Mau: “Sou um grande líder.”

BOM: “Sou um comunicador transparente, motivador, e mantenho sempre os objectivos no pensamento. Gosto de contratar pessoas mais inteligentes do que eu, que completem as minhas capacidades e incentivem o desenvolvimento profissional de todos. Estabeleci uma iniciativa em que, a cada seis meses, a minha equipa de gestão tem uma reunião de dois dias fora do local de trabalho onde discutimos prioridades e ideias novas.”

Destaque o feedback positivo que você recebeu no passado

Mau: “Gosto de jogar em equipa.”

BOM: “Algo que tem sido muito consistente ao longo da minha carreira é o feedback dos meus colegas de trabalho, vendedores e chefes que dizem que é fácil trabalhar comigo.”

Aprimore as suas capacidades de entrevista

Saber o que dizer numa entrevista de emprego é fundamental para causar uma boa impressão. Oferecer exemplos que destacam as suas capacidades e experiências únicas é apenas um aspecto da realização de uma boa entrevista de emprego.


Veja mais ofertas de emprego e estágios na página Oportunidades

Ofertas perto de si

error: