Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
emprego telefone

Como encontrar emprego: candidatura expontânea por telefone

A economia não está fácil, e com isso muitos empregos estão a desaparecer e muitas pessoas estão a ir para o desemprego. Por isso encontrar emprego e ter as ferramentas necessárias para o fazer é algo que deve ter no seu leque de coisas que domina, porque de hoje para amanhã nunca sabemos o que nos espera.

Embora todas as pessoas queiram ter um emprego fixo, o facto é que atualmente nada é garantido e técnicas procura de emprego são inclusivamente coisas que se aprende em cursos, dada a importância que tudo isto merece.

Perante esta situação, deixamos algumas dicas bastante úteis que tem que ter na sua procura de emprego, especialmente quando está a fazer uma candidatura espontânea:

O CV é a montra digital

Antes de fazer qualquer candidatura espontânea, deve ter um currículo vitae bem apresentado, se calhar até um pouco original e em formato PDF. Existem alguns sites que permitem fazer o currículo gratuitamente, podendo depois descarregar o mesmo. Se está a pensar fazer um currículo no modelo europeu, considere que esse modelo já não é atualmente utilizado, atualmente o que se pretende são currículos originais para mostrar que uma pessoa pode ser dinâmica na sua função.

Pesquisar as empresas da sua área

É muito importante pesquisar as empresas para o qualquer trabalhar, porque dependendo do setor podem existir empresas de referência que queira contactar. Encontra o telefone aqui da maioria das empresas em Portugal, e pode ao mesmo tempo selecionar quais é aquelas que pretende contratar a sua procura ativa de emprego.

Procurar empresas na sua área ou não ser suficiente, por isso pode pesquisar também por empresas de trabalho temporário que efetuei recrutamento para a sua área, ou que possa encaminhar o seu perfil para algo que não seja da sua área mas seja precisamente isso, temporário, enquanto encontrar um emprego mais estável.

Entrar em contacto com o empregador

Quando entrar em contacto com uma empresa, deve ter em consideração que a pessoa que está do outro lado é uma pessoa tal como você, provavelmente não vai ser o patrão a atender, e por isso uma pessoa que apenas pode receber informação e não tem poder de decisão. A chamada deve ser muito simples, no sentido de perguntar se estão à procura de pessoas de uma determinada área, a sua, e mesmo que não estejam deve perguntar se pode ter um e-mail para enviar uma candidatura espontânea.

Desta forma, assegura que o seu desejo de trabalhar naquela empresa é ouvido, é encaminhado e ao mesmo tempo consegue recolher o e-mail para fazer o envio do seu currículo. O ideal será também fazer uma pequena carta de apresentação, ou escrever no próprio e-mail, a indicar dois ou três fatores diferenciados em si que podem fazer a empresa entrar em contacto consigo para uma potencial entrevista.

A probabilidade de ter sucesso a primeira vez é bastante reduzida, portanto o importante é não desistir porque esta é uma tarefa árdua que no fim vai dar bons resultados. Portanto, comece hoje mesmo a pesquisar o seu próximo emprego.

Empregos e estágios perto de si

Veja também

Como ser eficiente no seu trabalho: seis dicas para você produzir melhor

Você já teve a impressão de que o tempo passou e o trabalho não rendeu? …