Como ser eficiente no seu trabalho: seis dicas para você produzir melhor

Você já teve a impressão de que o tempo passou e o trabalho não rendeu? Ou que você fez muitas coisas, mas não o que realmente mais importava? Isso pode significar que você não está trabalhando de forma eficiente. Mas não se preocupe, com pequenos ajustes é possível reverter isso e se tornar muito mais produtivo no seu trabalho. Confira abaixo algumas dicas:

Tenha um mobiliário apropriado e confortável 

Geralmente, passamos uma boa parte do nosso dia de trabalho sentados. Ficar muito tempo em uma posição ruim ou em uma cadeira de escritório desconfortável pode gerar dores no corpo, principalmente no pescoço e na coluna.

Por isso, procure uma cadeira para escritório que leve em conta o seu porte físico e que seja adequada para você. Isso impactará no seu bem-estar e, consequentemente, na sua produtividade e eficiência.

Mantenha seu local de trabalho organizado

Um ambiente de trabalho desorganizado pode se tornar uma fonte de ansiedade e estresse. Se sua mesa estiver lotada, você terá a impressão de ter uma carga maior de trabalho. E isso pode impactar negativamente o seu desempenho.

Por isso, mantenha a sua mesa organizada. Comece retirando tudo que for desnecessário. Em seguida, categorize seus pertences que ficaram e estabeleça um lugar para cada categoria, de forma que encontre tudo que precisar com facilidade. No dia a dia, guarde as coisas que não estiverem em uso e deixe na sua mesa apenas aquilo em que estiver trabalhando no momento. Você verá como se sentirá melhor no fim do dia.

Use a sua variação de disposição ao longo do dia ao seu favor

Todos nós temos aqueles momentos do dia em que estamos mais dispostos e atentos, e outros momentos em que estamos mais sonolentos e menos produtivos. Identifique os seus fluxos de energia ao longo do dia para alocar melhor as suas atividades.

Por exemplo, se você é uma pessoa matinal, que tem muita energia de manhã, mas sente sono logo após o almoço, faça as atividades mais desafiadoras e que exigem mais atenção logo no início da manhã e deixe atividades mais simples ou automáticas para o início da tarde. Você verá como seu trabalho renderá muito mais.

Quebre suas tarefas complexas em tarefas menores

Às vezes, nos deparamos com algumas atividades cuja complexidade nos assusta. Não deixe isso te paralisar, nem fique procrastinando. Quebre-as em tarefas menores e comece por algo tão fácil e pequeno que você não tenha motivo para não começar.

Precisa preparar um uma apresentação grande e difícil? Comece simplesmente abrindo o arquivo, fazendo a capa da apresentação e salvando. Estabeleça passos simples e fáceis que te ajudem a quebrar essa inércia inicial. Você verá que uma vez que tenha começado e dividido em partes mais executáveis, ficará bem mais fácil continuar.

Mantenha uma lista para suas distrações mentais

Já aconteceu de você estar completamente concentrado no trabalho e, do nada, se lembrar de uma conta a pagar, um presente que que tem que comprar ou uma ideia sobre algum outro projeto? Para não se distrair ou ser interrompido o tempo todo por esses pensamentos aleatórios, mantenha uma lista para anotá-los. Simplesmente anote-os e continue o que estava fazendo, depois você decidirá o que fazer com eles. Dessa forma, eles deixam de ocupar a sua cabeça e você não fica com receio de esquecê-los.

Quando terminar o que estava fazendo, você pode analisar o que anotou e decidir o que vai colocar na agenda, numa lista de tarefas, simplesmente ignorar ou aproveitar em outro projeto.

Colocando essas seis dicas em prática, com certeza você se tornará muito mais eficiente no trabalho. Mas lembre-se, não seja duro demais consigo. Todo mundo tem dias em que não está no auge da performance e está tudo bem. Não se trata de uma busca pela perfeição. Trata-se de não deixar que esses dias se tornem a sua rotina.

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

A importância do seguro para alugar uma casa

Quando se trata de alugar uma casa, muitos inquilinos e proprietários podem se deparar com …