Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Fechar
entrevista de emprego online

Dicas para se preparar para uma entrevista de emprego online

A entrevista de emprego online é uma opção mais conveniente e económica para os empregadores e candidatos. Estas reduzem os custos de transporte, aceleram o processo de entrevista e permitem entrevistar candidatos não-locais.

A COVID-19 também acelerou a massificação das entrevistas online devido às restrições nas interacções face a face.

Qual a diferença entre uma entrevista de emprego online e presencial?

Se se está a preparar para uma entrevista de emprego (e especialmente se já o fez no passado), pode estar a perguntar-se como é que as entrevistas online diferem das entrevistas presenciais.

As entrevistas de emprego podem ser assustadoras para muitos candidatos a emprego de todos os níveis de experiência, porque incluem uma primeira impressão rápida e podem colocá-lo no local para provar o seu valor. Há uma possibilidade ainda maior de as coisas correrem mal se o seu potencial empregador quiser realizar a entrevista online.

Não só enfrenta potenciais problemas de ligação ou problemas técnicos, como também pode ser mais difícil ler alguém virtualmente. Terá de mudar algumas das coisas em que pensa para uma entrevista. Por exemplo, as mulheres não terão de se preocupar com o facto de deverem ou não usar saltos altos ou baixos, ou os homens se devem usar fato ou não, mas ambos deverão preocupar-se em sentar-se num espaço com iluminação adequada.

Aqui estão 13 dicas para o ajudar a ter sucesso na sua próxima entrevista de emprego online

1. Teste o seu computador e internet

Nos dias de hoje, a tecnologia pode ser esmagadora e, especialmente com entrevistas online, é necessário que se sinta confortável a utilizar o método que o seu potencial empregado preferir (Zoom, Skype, FaceTime, etc.). Quando se sentir confortável com o programa que vai utilizar, é uma boa ideia testar a sua ligação à Internet, bem como as suas capacidades de áudio e som, para se certificar de que tudo funciona correctamente.

2. Escolha o local perfeito para a iluminação

Certifique-se que não está muito escuro, mas também deve manter afastadas luzes sobre a cabeça durante a entrevista, se puder.

3. Atenção com os fundos virtuais

Pode sentir-se tentado a escolher um fundo bonito na plataforma, mas não o faça! Os fundos podem ter um efeito de distração e ser pouco profissionais para uma primeira reunião.

4. Remova distrações

Silencie qualquer coisa que possa interferir com a sua conversa, incluindo o seu telefone e notificações por e-mail no seu computador. É indelicado ser interrompido durante uma entrevista, a menos que tenha uma situação de emergência de que o seu potencial empregador já esteja a par.

5. Inicie sessão cedo e teste a configuração

Chegar a tempo é realmente chegar cerca de 10 minutos mais cedo. Para uma entrevista online, pela primeira vez, poderá querer certificar-se de que está pronto 15-20 minutos mais cedo. Se isto parecer muito, basta lembrar: numa entrevista normal, provavelmente estaria a preparar-se, a conduzir, a estacionar e a encontrar o local certo antes da entrevista.

6. Sente-se e vista-se profissionalmente

Mesmo que não se encontre pessoalmente com o seu entrevistador, certifique-se de se vestir para o sucesso e sentar-se corretamente. Lembre-se que as primeiras impressões são importantes.

7. Mantenha a calma

Pratique os seus principais pontos de conversa se estiver nervoso. Pode precisar de falar ligeiramente mais alto e ser mais enfático do que seria em presencialmente, uma vez que o ecrã vai reduzir um pouco o impacto que teria em pessoa.

8. Olhe o entrevistador nos “olhos”

No ambiente online, o contacto visual é importante – mesmo que não seja o verdadeiro contacto visual.

Em vez de olhar para a pessoa no ecrã, olhe directamente para a webcam e permaneça envolvido. Pode ser complicado olhar para a câmara quando se vê uma pessoa no ecrã. Mas, olhar para o ecrã fará parecer que se está a olhar para baixo (uma vez que os ecrãs estão normalmente por baixo das câmaras).

9. Use linguagem corporal envolvente

À semelhança das poses de poder, a utilização de linguagem corporal envolvente durante a entrevista vai ajudá-lo a responder com confiança e energia. Mesmo que a entrevista seja online, a postura correcta ajudá-lo-á a soar mais amigável, aberto e seguro de si mesmo.

10. Seja você mesmo

Apresente-se como genuíno e autêntico durante uma entrevista. Esta é a sua oportunidade para se mostrar. O seu currículo já está na posse do entrevistador, agora mostre quem é como pessoas.

11. Estabeleça uma ligação com o entrevistador

Os nervos podem fazê-lo concentrar-se naturalmente em si próprio. Sabendo que será provavelmente esse o caso, assegure-se de prestar especial atenção ao entrevistador. Tente pegar em sugestões do entrevistador fazendo uma ligação pessoal sobre interesses, passatempos, etc.

12. Anote 5 questões de antemão

Faça alguma investigação sobre a empresa e a indústria. Pense em cinco boas questões que não sejam sobre salário ou benefícios (também pode tê-las, mas são demasiado fáceis. Não deixam o entrevistador saber que fez o seu trabalho de casa e que está a levar o trabalho a sério).

13. Seguimento após a entrevista

Mostrar o seu interesse e dedicação pode contribuir muito para convencer um gestor de contratação de que é a pessoa certa para o trabalho. Embora não queira ser agressivo, desesperado ou desagradável, também não quer sair como passivo ou apático.

Antes de terminar a entrevista, pergunte quando é que o voltarão a contatar. Se não lhe responderem até ao dia indicado, tente esperar mais um ou dois dias antes de entrar em contato com a empresa.

Dê sempre seguimento com um breve agradecimento alguns dias após a entrevista. Reafirme o quanto está interessado no cargo e o quanto apreciou o tempo despendido para a entrevista.

Veja também Entrevista de emprego: dicas e conselhos para se destacar

Empregos e estágios perto de si

Veja também

Outsourcing nos contact center

Outsourcing nos contact center aumentou 15% com a pandemia: que fatores tiveram influência neste aumento?

O aumento das comunicações, as restrições decorrentes da pandemia e a diminuição da margem de …